Mario Persona é PALESTRANTE, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão, falar em público, redação.

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Crônicas de Negócios é um boletim eletrônico periódico de Mario Persona, palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

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18/07/2003 Não consigo plagiar o Philip Kotler!
por Mario Persona

Não consigo plagiar o Philip Kotler!

Gente, minha memória está péssima! Estou buscando em todos os cantos um neurônio que revele com exatidão o que o Philip Kotler respondeu e não consigo! O negócio é inventar. Mas só um pouquinho.

Minha pergunta você leu neste blog, em 16/07/03. Se não leu, é bom ler, além dos excelentes comentários que enriqueceram o tema. Bom, em suma, o que o Kotler respondeu foi que precisamos entrar em um outro nível de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) para conseguir isso.

Se nos basearmos apenas em estatísticas e números podemos errar. Segundo ele, tecnologia para isso já existe. Só falta usar. De qualquer modo ele falou muito mais, só que vou precisar continuar tentando obter a íntegra da resposta a partir da gravação feita pela HSM no evento. Aí fica tudo explicadinho.

Porque memória eu não tenho mesmo. Isso ajuda na criatividade, pois sou péssimo plagiador. Preciso inventar. É comum ler algo aqui e ali e lembrar de uma ou duas palavras, ou uma frase curta. Você talvez identifique em meus textos algum pensamento que não seja meu, que acabou incorporado de leituras feitas não sei quando nem onde. Mas dificilmente consigo me lembrar de um parágrafo inteiro, palavra por palavra. Quatro parágrafos, então! Uau! Isso já é coisa de gênio.

Este, por exemplo, que escreveu o artigo Um consultor precisa vender? tem excelente memória. Segundo uma outra página que encontrei na web com o mesmo artigo, ele teria sido extraído de www.jt.estadao.com.br. O autor conseguiu se lembrar de quatro parágrafos de minha crônica Palanque Profissional.

Isso me faz lembrar daquela piada (piada eu lembro, se for curta), da velhinha em programa de calouros: "Quantos anos a senhora tem?" perguntou o apresentador. "Noventa e oito" respondeu a velhinha. "O que a senhora vai cantar?" perguntou ele. "O meu primeiro amor", respondeu ela. "Puxa! Que memória!" exclamou o apresentador.

Não é a primeira vez que isso acontece. No caso do artigo com o título Quem é seu cliente, o padrinho resolveu reescrever com suas palavras a história do Toshiro que saiu originalmente no boletim WideBiz Week de julho de 2000 com o título de CRM de Mercearia. Este texto já foi usado em cursos de pós-graduação da FGV para ilustrar CRM, e está em meu livro Receitas de grandes negócios com o título de "Rodízio Japonês".

Já no artigo Comendo o boi aos bifes, que o índice do site diz ter sido extraído da revista Computerworld de 9 de novembro de 2001 (mais de um ano depois que escrevi), o Toshiro virou Joaquim e o autor acrescentou um texto antes, outro depois, e mudou o título do artigo e a nacionalidade do comerciante.

O fato da colagem de meu texto, que representa uns 40% do total, estar em itálico pode indicar uma citação, porém sem qualquer referência à origem. Além disso, vamos e convenhamos, 40% de um artigo é um pouco demais para uma citação. Se eu escrever um livro de 100 páginas e encher 40 delas com um texto de outro autor... Na época em que fui informado deste (também por um leitor que reconheceu o texto) enviei um e-mail à revista solicitando créditos, porém não obtive resposta.

Descobri o mesmo texto publicado na íntegra em outros sites e numa revista, os quais já tiraram do ar. Ele ainda pode ser encontrado na Internet em monografias onde ao menos tiveram a fineza de incluir a observação "autor não identificado". Depois disso resolvi escrever uma crônica sobre o assunto: Sequestros autorais.

O interessante disso tudo é que em meu site eu ofereço minhas crônicas para quem quiser publicar (contanto que não sejam vendidas). Em qualquer um dos casos que citei, essas pessoas poderiam ter publicado na íntegra ou em parte sem problema algum, contanto que não assumissem sua autoria. Precisa copiar?

Alguém poderia alegar, como o gerente de marketing de uma empresa alegou, após publicar um texto meu como de sua autoria numa revista, que recebeu aquilo de alguém por e-mail – este é o único spam que não condeno :)) –, sem autoria. Ok, então é de "autor desconhecido" ou "não identificado".

Tudo bem, cada vez que isso acontece, fico mais feliz pois descubro que não é só minha mãe que lê minhas crônicas. Outras pessoas lêem: os leitores que me avisam da existência de plágios (foi o que ocorreu em todos os casos acima) e o plagiador, que gostou tanto que adotou o filho como seu. Isso é amor!

Sugestão de Pauta: O plágio na Internet estaria ameaçado pela grande exposição do que é publicado e a capacidade que existe de qualquer um encontrar qualquer frase ou texto?

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LIVROS DE PHILIP KOTLER EM PORTUGUÊS:

Administração de Marketing - PHILIP KOTLER - Prentice-Hall
Completamente atualizada, a 10ª edição apresenta o e-marketing e o e-commerce como as tendências mais marcantes do novo milênio, as mudanças no cenário do marketing e as ferramentas necessárias ao sucesso no mercado mundial. Trata-se de um verdadeiro manual de sobrevivência para profissionais e estudantes, complementado por exercícios no final de cada capítulo, minicasos e um site Web com recursos para professores e alunos, brevemente disponível em português.
Clique aqui e veja mais detalhes.

Marketing Lateral PHILIP KOTLER e FERNANDO TRIAS DE BES - Campus
Este livro define os contornos e a teoria para o marketing lateral, além do desenvolvimento de idéias revolucionárias que serão bem-sucedidas em um mercado consumidor já hipersaturado. Ao remover as limitações do marketing tradicional como mecanismo para o processo de criação de novas idéias, Kotler e Trias de Bes mostram às empresas que, apesar da alta probabilidade de fracasso nesse mercado, é possível alcançar um sucesso extraordinário.
Clique aqui e veja mais detalhes.

Administração de Marketing - PHILIP KOTLER - Atlas
Amplamente difundida entre a comunidade universitária e no meio profissional, possui cinco características importantes: orientação gerencial, enfoque analítico, apoio em disciplinas básicas, enfoque universal e cobertura abrangente e equilibrada.
Clique aqui e veja mais detalhes.

Princípios de Marketing - GARY ARMSTRONG e PHILIP KOTLER - Prentice-Hall
Nesta nova edição, Princípios de Marketing foi totalmente reformulado para cobrir as novas tecnologias que estão revolucionando o marketing. Além de dedicar um capítulo inteiro à crescente utilização da Internet, inclui desde aplicações de realidade virtual até opções de bancos de dados para comércio eletrônico. Mas a mudança não está só na tecnologia. Kotler e Armstrong apresentam as mais recentes tendências em gerenciamento de clientes, patrimônio de marca e posicionamento de valor, sempre com base em exemplos reais. A palavra-chave é conexão - com os clientes, com os parceiros de marketing e com o mundo. Inclui casos reais na página de abertura dos capítulos, além de dezenas de casos ilustrativos na seção "Marketing em destaque", entre os quais os casos brasileiros da companhia aérea Gol e dos caminhões Volkswagen e análises do marketing societal e do varejo no Brasil.
Clique aqui e veja mais detalhes.

Marketing de A a Z - PHILIP KOTLER - Campus
Philip Kloter revê, neste livro, os conceitos básicos de marketing. Inicialmente, o autor listou 80 conceitos considerados de importância crítica e num formato acessível, selecionável e digerível, refletiu sobre esses princípios básicos, revendo questões, pensando sobre novas abordagens e informações, produzindo um livro que abrange os conceitos de marketing sob uma perspectiva atual. Esse livro é indicado para profissionais de marketing ou leitores em geral que desejem atualizar seus conhecimentos sobre as idéias essenciais em marketing e conhecer o pensamento mais recente a respeito do marketing de alto desempenho.
Clique aqui e veja mais detalhes.

Marketing Estratégico para Instituições Educacionais - KAREN F.A. FOX & PHILIP KOTLER - Atlas
Os autores familiarizam os administradores educacionais com as idéias centrais de marketing e as maneiras de aplicá-las. Nesse sentido, todos os exemplos apresentados são extraídos de instituições educacionais e a maioria dos capítulos inclui exemplos de desenvolvimentos a aplicações interessantes de marketing na educação. Sumário: Como Atrair Alunos Melhores e em Maior Quantidade? Como Aumentar a Satisfação dos Alunos com a Instituição?
Clique aqui e veja mais detalhes.

Marketing para o Século XXl - PHILIP KOTLER - Futura
Escrito por Philip Kotler, o maior especialista em marketing da atualidade, este livro aborda do ponto de vista gerencial, os conhecimentos e técnicas apresentados em seminários e cursos durante os últimos vinte anos. Além disso, o autor aborda o impacto da tecnologia da informação nos hábitos de consumo e conseqüentemente na área de marketing.
Clique aqui e veja mais detalhes.

Introdução ao Marketing - GARY ARMSTRONG e PHILIP KOTLER - LTC
Apresenta os conceitos básicos do marketing moderno. Apresenta as oportunidades de mercado, trata sobre o marketing global, mostra como desenvolver estratégias e aborda a responsabilidade social e ética do marketing, entre outros tópicos.
Clique aqui e veja mais detalhes.

Marketing de Serviços Profissionais - PAUL N. BLOOM e PHILIP KOTLER - Manole
Nesta edição atualizada,Philip Kotler apresenta princípios e teorias do marketing que podem ser aplicados especificamente na prestação de serviços. Obra essencial para aqueles profissionais que desejam obter sucesso no mundo competitivo atual.
Clique aqui e veja mais detalhes.

Marketing das Nações, O - PHILIP KOTLER - Futura
Philip Kotler e uma das maiores autoridades em marketing e administracao do mundo, e seus livros tem servido como guia para varias geracoes de empresarios. Com a ajuda dos outros autores, agora direciona sua experiencia a ser aplicada as nacoes do mundo.
Clique aqui e veja mais detalhes.

Marketing em Ação - PHILIP KOTLER - Campus
Esqueça os velhos debates sobre "nova" versus "velha" economia, afirma Philip Kotler, especialista em marketing de renome internacional e seus co-autores Dispak C. Jain e Suvit Maesinceee. Provocante e abrangente, este livro mostra como construir uma plataforma de marketing completa em torno da exploração, criação e fornecimento de valor superior aos clientes, aos colaboradores e à empresa em si.. Marketing em Ação apresenta um novo referencial para a condução das atividades e operações de marketing que exige a integração de três tipos de gestão: gerenciamento de demandas, gerenciamento de recursos e gerenciamento de redes.
Clique aqui e veja mais detalhes.

Construção de Biomarcas Globais: Levando a Biotecnologia ao Mercado, A - PHILIP KOTLER e FRANCOISE SIMON - Bookman
Leitura altamente recomendável para profissionais de empresas ligadas ao setor biofarmacêutico e de quaisquer setores impactados pela biotecnologia, tanto no mercado de consumo final, como no business-to-busines (ou industrial), este é o primeiro livro a abordar os negócios biotecnológicos em três níveis: inovação, modelos de marketing e estratégias globais. As estimativas indicam que o impacto comercial dos produtos biotecnológicos se equipara ao PIB de um país do Terceiro Mundo. A assistência à saúde é, isoladamente, o maior setor do planeta, chegando a representar de 12% a 14% do PIB em grandes mercados. Nos EUA, o porte das indústrias ligadas à biotecnologia oscila entre US$ 400 bilhões para produtos químicos, US$ 800 bilhões para o setor alimentício e mais de US$ 1 trilhão para biomateriais. Este é um mercado de rápidas mudanças e imensas oportunidades, o que coloca as empresas diante de desafios sem precedentes na construção e sustentação de suas marcas.
Clique aqui e veja mais detalhes.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 1 Pessoa comentou. E você, qual é sua opinião?

Encaminho e-mail da pessoa que publicou parte de meu texto, cuja omissão da informação de autoria teria ocorrido em razão de problemas técnicos.

Mario Persona

Prezado Mario,

o assunto em questão não se trata de plágio, nem má fé. Tendo em vista que também sou autor de mais de 50 artigos e livro.

O que aconteceu, Sr. Mario, é que na migração do conteúdo em word para uma ferramenta automatizada de gerenciamento de conteúdo em websites, a última página não foi convertida. Nesta última página, continha uma finalização do artigo, com um relato de caso e o seguinte rodapé:

'Eduardo Lapa é consultor da Informal Informática.
Texto adaptado de Mario Persona (contato@mariopersona.com.br ) do original no Website www.mariopersona.com.br/palanque.html.'

Como pode ver em todos os nossos artigos, existe rodapé e neste não existia.

A correção já foi feita, podendo ser acessada através do site da Informal e tenha certeza Mario, de que má fé é uma das práticas que não praticamos. Lastimamos que o entendimento tenha sido esse e nos desculpamos por uma falha tecnológica cometida.

Sem mais. Eduardo Lapa

Eduardo Jorge Lapa Lima
eduardolapa@informal.com.br

Enviado por Mario Persona em 18/07/2003


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"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



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