Mario Persona é PALESTRANTE, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão, falar em público, redação.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Crônicas de Negócios é um boletim eletrônico periódico de Mario Persona, palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

Crônicas de Negócios é um boletim eletrônico periódico de Mario Persona, palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Schwarzenegger in a skirt?"] [Página Inicial] [Próximo: "Rádios de madeira"]

08/09/2006 Quiere hacer un MCA?
por Mario Persona

Todo el mundo tiene un MBA (léase "em-bi-ei"), o quiere tener. Para obtener status, empleo o conocimiento en este orden. Pero ya existe algo más avanzado. Si quiere que su empresa "despegue" busque donde han surgido los últimos adelantos en términos de gestión. El MCA (léase " em-ci-ei"). Con un MCA tendrá suficientes armas para vencer cualquier situación de riesgo en el mercado. (aqui em Português.)

Despúes del 11 de setiembre, el ejército norteamericano comenzó a considerar la adopción de las tácticas utilizadas por los terroristas. En la invasión a Afganistán fue creada una fuerza especial, formada por unos 500 soldados de caballería -- .estrategias usadas por los terroristas -- para identificar los blancos y provocar ataques mediante aviones teledirigidos. Dió mejores resultados que las bombas guiadas por satélites espías.

En el pasado, los ejércitos convencionales ya notaron la necesidad de abandonar sus emplumados y coloridos uniformes, las batallas cuerpo a cuerpo, para adoptar tácticas camufladas de los rebeldes como Benjamin Martin, protagonizada por Mel Gibson, en el film "El Patriota".

La idea de aplicar tácticas de marginalidad en la administración de la empresa y en el marketing, no es nueva. En 1982 Jay Conrad Levinson inventó el término "Guerrilla Marketing" o "Marketing de guerrilla", para enseñar formas no convencionales de actuar en el mercado.

Es por eso que sugiero que haga un MCA – Master in Crime Administration. Bibliografía? No se preocupe. En poco tiempo vá a tener algún Sun Tzu uruguaio lanzando su "El Arte de la Guerra - Versión Urbana." Si las cosas continuaran como están, Ud. podría hacer un download del libro directamente de los servidores instalados en la celda del autor. Mientras eso no suceda voy adelantar algunas características del crimen organizado, para que aproveche en la gestión empresarial.

Comando - Olvide la idea de democracia en la empresa. En las mismas, a pesar de que puedan ser escuchados, no son los empleados los que eligen al presidente. El Comando viene de arriba, de quien tiene la visión de todo y detiene el poder. Una empresa sin comando bien definido termina perdiendo el rumbo.

Flexibilidad - A pesar de que existe un comando fuerte, los comandados tienen libertad y flexibilidad para crear soluciones. Reciben órdenes sobre "qué hacer", pero es de ellos la iniciativa del "cómo hacer". Con movilidad y poder de fuego, nadie asegurará su equipo.

Poder - El crimen organizado utiliza todas las formas de poder, de los menos noble a la más noble: Poder de coacción (Si no lo haces, estás muerto!), Legitimidad (quien manda aquí soy yo!). Recompensa (si haces lo que mando, saldrás ganando!). Sabiduría (el jefe sabe lo que hace!) y Referencia (quiero ser igual al jefe!). La meta de quien lidera debe ser ejercer las tres últimas formas de poder.

Garantía de empleo - No existe. Es cosa del pasado o del presente de diputado. Ni las empresas tienen la seguridad si existirán el dia siguiente. En el crimen el empleo nunca es vitalicio. Además, ni la vida lo es.

Remuneración por resultado - No dio resultado, estás afuera! En el crimen, el "You are fired" es literal. Si Ud. fuese un gerente harto de engullir aquel inútil pariente del dueño o aquel "paquete" intocable si fuese empresa pública, ya entendió de qué estoy hablando.

Sentido de deuda - A pesar de que en el crimen la deuda sea real y cobrada en la forma de órdenes para acciones peligrosas, existe una forma de hacer lo mismo en la empresa sin ser encuadrada en la práctica de: esclavitud, inversiones en salud, alimentación, educación, instalaciones, pasatiempos, carrera y otros beneficios. Las personas se empeñan más cuando tienen un fuerte sentido de deuda para con sus empleadores.

Tecnología de la información - Esencial para el funcionamiento de la empresa. Permite que el comando continue actuando remotamente y garantiza la automatización de la producción y de la fuerza de venta. En el crimen, celulares y armas automáticas hacen eso.

Investigación de mercado - Si el crimen consultara al mercado, la mayoría -- los asaltados -- dirá que no quiere sus servicios. Solo la minoría -- los corruptos, drogadictos, practicantes de la piratería y el contrabando -- apoyará. Grandes innovaciones fueron creadas sin el conocimiento de las investigaciones de mercado. Si se pregunta quien quiere pagar por sus productos, qué resultado piensa que arrojará su investigación? Atreverse es ir más allá de la expectativa del mercado.

Poder de "boca en boca" - No hay necesidad de gastar millones en publicidad. Cuando la empresa tiene una marca fuerte, basta emitir un mensaje cualquiera y el propio mercado se encargará de esparcir, haciendo que la competencia cierre sus puertas. Literalmente, en el caso del crimen.

Caja dos - No existe en el crimen organizado, solo en el crimen desorganizado, político o empresarial. Sin toneladas de papel o procesos burocráticos, ya sean publicitadas en librillos, papel de embalaje o simples tickets, los registros tienen la credibilidad del juego de la lotería y el archivo es bien hecho. En el crimen los archivos son quemados cuando pierden la razón de existir.

Quedan allí algunos tópicos para el contenido programático de un MCA, para el caso que alguna universidad decida crear el curso... Hay otros, pero creo que estas son suficientes para ser expertos a la hora de administrar. Y el experto aquí no es en le sentido "chulo", como entendió un candidato durante una entrevista de trabajo, en una empresa donde trabajé.

Luego de ser informado que, por ser un entendido en grandes negociaciones y esa área muy propensa a ofertas de gratificaciones y premios, el entrevistador" hizo hincapié" en, que la empresa buscaba personas expertas. El joven no se hizo rogar:

-- Experto soy yo. Al fin y al cabo, quién cree Ud. que organizó la caja en el departamento de tránsito de mi ciudad?

No fue contratado. Era demasiado experto!

Versão em espanhol por Henriette Borbely de Casciotti - akvinkum@hotmail.com

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Espanhol: Dicionário de Negócios

Dicionário bilíngüe, espanhol-português/português-espanhol, com mais de 5.000 termos essenciais. As palavras expressões cobrem uma ampla gama de tópicos e incluem: prática de escritório, mercado de ações, comércio internacional, prática contábil, faturamento e negociações.

E a gorjeta, doutor?

Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona S/C Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel/Fax (11) 3525-7338 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br