Logo

Quem escrever o último apague a luz

Quem escrever o último apague a luz
por Mario Persona

Quem escrever o último apague a luz

Um dos clássicos do marketing é, sem dúvida, o livro Administração de Marketing, de Philip Kotler. Há quem diga que tudo o que devia ter sido escrito sobre o assunto está ali, e que todos os livros de marketing - inclusive do Kotler - não passariam de repetições do que ele escreveu.

Mas veja o que saiu na última edição brasileira, a décima, do livro:

"Um recente livro, Marketing Radical, elogia empresas como a Harley-Davidson, a Virgin Atlantic Airways e a Boston Beer por terem obtido êxito ao quebrar todas as regras do mkt. Em vez de financiar dispendiosas pesquisas de marketing, desembolsar enormes verbas em comunicação de massa e operar grandes departamentos de marketing, essas empresa esticaram seus recursos limitados, aproximaram-se de seus clientes e criaram soluções que satisfizeram melhor suas necessidades. Elas criaram clubes de compras, utilizaram estratégias criativas de relações públicas e concentraram-se em fornecer produtos de alta qualidade e em conquistar a fidelidade dos clientes no longo prazo. Ao que parece, nem todo processo de marketing precisa seguir os passos da Procter & Gamble".

Mais adiante, depois de explicar que existe o Marketing Empreendedor, mais criativo e liberal, o Marketing Profissionalizado, mais formal, e o Marketing Burocrático, que não está nem aí para outra coisa além de justificar seu departamento, Philip Kotler escreve:

"O resultado é que o marketing efetivo pode assumir várias formas. Sempre existirá uma tensão entre o estágio profissionalizado e sua manifestação mais criativa (o marketing empreendedor). É mais fácil aprender a abordagem profissionalizada, que será tratada na maior parte deste livro. Mas também veremos como a criatividade e a paixão verdadeiras funcionam em muitas empresas e podem ser utilizadas pelos administradores de hoje e de amanhã".

Concluindo: Kotler escreveu tudo o que precisava ser escrito SOBRE marketing, quando afirmou o que está acima, mas não DE marketing, já que seu livro aborda principalmente o marketing profissionalizado e apenas uma pequena porção do marketing criativo ou empreendedor. Por isso está na décima edição em português e cada vez é revisado, alterado, ampliado etc. Eu acrescentaria que o marketing profissionalizado está para o marketing empreendedor assim como o conhecimento explícito está para o conhecimento tácito. E, assim como o conhecimento, o marketing vive mudando e nunca esgota sua capacidade. (Sobre conhecimento, eu insisto que você leia "Conhecimento Empresarial: Como as Organizações Gerenciam Seu Capital" por Davenport & Prusak.)

Ouvi o Kotler contar numa palestra em evento da HSM que visitou um cliente que tinha seu primeiro livro, da década de sessenta. O cliente pediu um autógrafo no livro e Kotler se recusou, dizendo que boa parte daquilo que escreveu ali não funcionava mais. O mundo tinha mudado desde então. Na década de sessenta não existia Internet, os padrões de consumo eram outros e a forma de se planejar marketing também.

Ele acabou autografando, mas só depois de ter certeza de haver ensinado para seu cliente que o derradeiro livro de marketing ainda não foi escrito. Isso me deixa mais sossegado para lançar meu livro Marketing Tutti-Frutti no início de 2004, pois pode ser que ainda tenha lugar ali para alguma idéia inédita. Afinal, quando alguém escrever o último livro de marketing, é melhor que apague a luz. Porque estará trancando a porta da criatividade.



P.S. A palestra do Kotler no evento da HSM me inspirou a escrever a crônica "Uma pergunta que não queria calar". Dia 3/11 pretendo assistir a palestra de Alvin Toffler, autor de "A Terceira Onda" e outros livros, na ExpoManagement. Fique ligado neste blog para conhecer os pensamentos dele sobre o futuro.

Aprenda a se comunicar melhor, com mais criatividade e credibilidade, aprimorando sua capacidade de oratória. Em um curso de oito horas de vídeo Mario Persona compartilha sua experiência e conhecimento adquiridos em mais de vinte anos de palestrante.

Conheça agora mesmo

 

 

contato@mariopersona.com.br

(19) 9 9789-7939

Redes sociais Instagram Twitter Linkedin Youtube

www.mariopersona.com.br

Site desenvolvido por www.auranet.com.br