Superar Expectativas: A Missão do Profissional que Sabe Encantar
À medida que as condições de mercado vão mudando, cada vez mais, estaremos assistindo a uma transição do “fabricar para vender”, para o “vender para fabricar”. Isso porque o cliente está cada vez mais informado e com maior poder de decisão, inclusive na fabricação. Se antigamente a indústria enxergava o mercado como um destino para desovar estoque, hoje ela vê como a origem da receita. Receita de como fazer e receita de como receber.
Por isso o antigo vendedor deve se transformar no novo consultor estratégico do cliente. Se, por um lado, ele transmite ao cliente tudo o que o produto é e tem, criando relacionamento e confiabilidade, por outro ele transmite para a empresa tudo o que o produto será e terá. Pois saberá medir o pulso do cliente. O novo vendedor tem características de uma via de mão dupla de informação. Ele é a extensão humana de seu sistema de CRM, ou gestão de relacionamento com o cliente.
Um outro aspecto abordado é o da mudança do profissional, que passa a ser um administrador de sua própria carreira. Ele não é mais um tirador de pedidos, que não sabe e nem quer saber o que acontece no lado empresa ou no lado cliente. O novo profissional vive em estado de aprendizado contínuo, para não ficar obsoleto.
E quem enxerga isso enxerga também que essa atualização contínua só acontece quando seu relacionamento é com uma empresa de tecnologia de ponta. Isso o faz acreditar no que faz e a investir em si mesmo, sem esperar que outros o façam. E quando a empresa investe nele, o profissional percebe esse valor. O novo profissional não é empregado. É gerente de si mesmo e um maestro de suas competências.
Se um profissional não está comprometido com sua própria reciclagem contínua, com o aprender, com novas tecnologias e conceitos, terá muito pouco — ou quase nada — a dar ao cliente para encantá-lo. Não poderá ser o “médico de família” que o cliente quer ter e em quem quer confiar.
Tópicos
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- Como sobreviver com a concorrência feroz?
- Como conquistar clientes que voltem, respeitem, confiem
- O antigo profissional do século XX
- Vícios e horrores de uma carreira
- Os riscos da falsidade, pretensão, acomodação, descontentamento, indiferença e medo
- Vender: Como era no século passado
- De foco na empresa a foco do cliente
- O produto como objeto sensorial
- O produto como plataforma de serviços
- O profissional do século XXI
- Ameaças para as vendas
- O consultor estratégico de negócios
- De vendedor a consultor: a evolução da carreira
- Morte aos dinossauros
- Aprendendo para vencer o medo das mudanças
- Como enfrentar grandes desafios
- Líderes que administram a própria segurança
- Fugindo da robotização para não perder a função
- O que você tem de especial é seu diferencial
- Capital intelectual
- Quem é o líder de hoje
- Características do profissional criativo
- Em busca de talentos e atitudes
- O fim do profissional esperto e sem ética
- O poder do entusiasmo na expansão dos negócios
- Aprendendo com o fracasso
- A importância da reciclagem e revitalização profissional
- Adotando novas tecnologias, sistemas e processos
- Flexibilidade profissional
- O poder da rede para absorver informação
- Relacionamento e reciprocidade profissional
- A importância do trabalho em equipe