CRÔNICA

Quem canta seus leitores espanta
por Mario Persona

Outro dia este Mario Persona CAFE passou por uma reforma geral e ganhou RSS, passando a ser CAFE Expresso, com direito a delivery. Você não fica entusiasmado de colocar no ar algo novo, criar, produzir, gerar? Eu também. Agora estou grávido de Podcasting.

É claro que eu não teria conseguido sem a ajuda de meu filho Lucas Persona, que traduz sânscrito tecnológico e acaba de postar em seu blog algo sobre Algoritmo Genético GARP para Modelagem Ambiental (nem me pergunte). Vamos ver se agora ele me ajuda também no parto do Podcasting. Mas o que é Podcasting?

Bem, na Wikipedia você pode aprender mais, mas a grosso modo é a publicação de áudio para iPods, i-não-Pods (os genéricos) e qualquer coisa capaz de tocar MP3. Achei que este CAFE ficaria mais sonoro se tivesse algo assim, mas ainda não sei como fazer (aceito sugestões). Não estou falando da tecnologia, mas da forma e do conteúdo. Fiz um teste lendo uma crônica, mas fiquei descontente com meu desempenho.

Além da voz e do sotaque caipira ficarem parecidas com uma locução do Milton Neves, com quem meus alunos acham que sou até um pouco parecido, pareceu meio artificial simplesmente ler a crônica. Ou não? Quem sabe gravar algo em estilo bate-papo ou entrevistar alguém tipo Jô? É fácil engordar, difícil é fazer. Vou continuar pensando e pesquisando enquanto você envia seus palpites no formulário de comentários abaixo.

Enquanto pensava, no último fim de semana acabei queimando uma etapa e indo direto para o videocast ou vodcast que é a mesma coisa, só que em vídeo. Na falta de coisa melhor, eu e meu filho decidimos fazer um som indecente, tirando do fundo do baú uma música que compus em 1978 (sim, eu já participei de festivais) nos meus tempos de bixo-grilo, quando estava com as malas (ou mochilas) prontas para ir morar no mato em Alto Paraíso.

Se não tiver nada mesmo para fazer e ouvidos que não se ofendem facilmente, confira vídeo, letra e música de "Bandeiras da Paz" no blog "Quero contar…" de meu filho Pedro.

Se isso não foi suficiente para eu perder um leitor, então dê uma passada no site da WEG para ler uma crônica exclusiva para a edição 38 da "WEG em Revista". É só procurar "O peru de dona Gertrudes". Como o site lá é de páginas dinâmicas, não consigo colocar um link aqui direto para a crônica. Não vai adiantar ficar fazendo "glu-glu" esperando ele responder.

Vá lendo enquanto me recomponho do retorno de Brasília, onde falei de "Gestão Criativa do Tempo" para + 800 pessoas em evento da N Produções patrocinado pela BrasilTelecom e TAM. Agora troco de mala para sair para outro.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br