Logo

PLANEJAMENTO DE CARREIRA – Entrevista de Mario Persona – e-Revista – Portal Educação

ENTREVISTA

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Fui entrevistado pela e-Revista do Portal Educação, para uma matéria sobre planejamento de carreira. A íntegra da entrevista você encontra aqui.

http://youtu.be/S6X93BG7Fk4

P. É importante planejar a carreira?

Mario Persona - Sim, é importante que o profissional ao menos se preocupe em ter um norte para sua carreira. Se ele não tem certeza de uma carreira específica a seguir, um levantamento das possibilidades poderá ajudá-lo a detectar carreiras que estão em ascensão e aquelas que têm seus dias contados.

Mas qualquer planejamento deve levar em conta que ao sair de um curso técnico ou de uma faculdade o mercado terá mudado bastante desde o seu primeiro dia de aula, portanto ele não deve se apegar muito a um plano rígido. Quatro ou cinco anos hoje podem representar décadas de mudanças se comparados ao que acontecia no mercado profissional nos tempos de nossos pais ou avós.

Por isso seu planejamento deve ser bastante flexível e ele precisa estar preocupado mais com áreas de interesse do que com carreiras específicas. Por exemplo, ele pode ter uma inclinação maior para carreiras técnicas do que artísticas, e isso já serve como um início. Talvez ao sair da escola ele se depare com profissões que não existiam quando fez seu planejamento.

Quando saí da faculdade de arquitetura há 30 e poucos anos eu jamais imaginaria estar fazendo o que faço hoje como palestrante, escritor e consultor de comunicação e marketing. E teria sido ficção científica acreditar que 99% de meus clientes chegariam até mim por meio de um negócio chamado Internet.

P. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. O profissional deve planejar a sua carreira? Caso não o faça, quais serão as principais consequências?

Mario Persona - Com a velocidade com que as coisas mudam, acredito que ele precise ter muito mais visão de oportunidade do que um projeto de carreira gravado em pedra. As pessoas mais bem sucedidas hoje são pessoas de visão, que se mantêm atualizadas e sempre prontas a mudar. O grande problema de um plano de carreira engessado é que pode atrasar o progresso de um profissional que planejou e escolheu o caminho errado a seguir.

Acredito que as consequências são piores para quem planejou e se apegou ao plano de forma rígida do que para aquele que não fez quaisquer planos, mas ficou atento às oportunidades que surgiram. Aquela história de seguir seu sonho é muito bonita em livros e filmes, mas na prática é preciso às vezes ter uma gaveta cheia de diferentes sonhos e sacar aquele que mais se adequar ao momento e lugar em que o profissional está vivendo.

P. Há um tempo certo para começar a planejar a carreira?

Mario Persona - Eu não diria que existe um tempo certo para planejar a carreira, mas que existe um tempo certo para se preparar para qualquer carreira. Esse tempo é quando começamos a interagir com as pessoas, e isso começa na escola. Meu colega da carteira ao lado poderá ser meu patrão, cliente ou parceiro de negócio no futuro.

O modo como eu vou me relacionar com as pessoas ainda nos tempos de aprendizado irá definir se minha carreira será bem sucedida ou não. Qualquer profissional hoje depende de saber cultivar e manter relacionamentos, por isso nunca é cedo demais para começar a interagir com colegas e amigos pensando no futuro.

P. Cursos de atualização profissional ou mesmo cursos que agregam valor na profissão, devem ser obrigatórios na hora de se planejar uma carreira?

Mario Persona - Eu vejo um curso, qualquer que seja, mais como uma maneira de aprender a pensar do que aprender um ofício. Uma pessoa pode fazer um curso técnico e depois usar seus conhecimentos no mercado financeiro. Conheci um diretor de qualidade de uma multinacional do setor automotivo que promoveu uma visita de seus engenheiros a um laboratório de análises clínicas para eles entenderem um processo de controle de qualidade no qual um erro mínimo pode se transformar na perda de uma vida. Depois eles deveriam transferir os conceitos aprendidos para a fabricação de motores.

É de uma visão assim mais holística e abrangente que o profissional depende para encarar o mercado mutante que vigora hoje. Embora seja importante o profissional ter uma especialidade, é importante também que ele faça cursos de outras áreas buscando se tornar um especialista generalista. Ele não deve se esquecer também de desenvolver um lado artístico para aprender a pensar fora da caixa. Conheço um escritório de advocacia que incentiva seus advogados a fazerem cursos de música, dança, teatro etc. para terem um melhor jogo de cintura na hora de abordar as diferentes situações de sua profissão.

P. O que não deve faltar no planejamento de carreira?

Mario Persona - Creio que é importantíssimo estar aberto a críticas e a verificações regulares do caminho que foi tomado. Apesar de admirarmos pessoas que se apegam a um plano e enfrentam toda oposição do mundo para vencer no final, são poucos os que chegam inteiros do outro lado. A maioria acaba se perdendo no caminho e sucumbem por não aceitarem críticas e sugestões. Dar o braço a torcer, saber reconhecer que estava errado, perguntar a opinião de outras pessoas, pesquisar aqueles que já trilharam o mesmo caminho - tudo isso não deve faltar na hora de se pensar numa carreira.

P. Quais as áreas que possuem maior perspectivas no mercado?

Mario Persona - Isso muda tanto que quando eu terminar esta entrevista provavelmente já existirão áreas mais interessantes. Mas vou arriscar dizendo que hoje uma área em franco crescimento é a da saúde, porque as pessoas pararam de procurar a área apenas para curar doenças, mas já procuram profissionais em busca de longevidade, estética, melhor qualidade de vida etc. Tudo o que diz respeito a tecnologias alternativas e sustentáveis também tem um grande futuro neste planeta onde os recursos tradicionais começam a faltar ou a causar um dano muito grande ao ambiente.

Entrevista concedida à e-Revista do Portal Educação em 01/09/2010.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que eu disse na hora da entrevista, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui. Se achar que este texto pode ajudar alguém, use o formulário abaixo para compartilhar.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br


Aprenda a se comunicar melhor, com mais criatividade e credibilidade, aprimorando sua capacidade de oratória. Em um curso de oito horas de vídeo Mario Persona compartilha sua experiência e conhecimento adquiridos em mais de vinte anos de palestrante.

Conheça agora mesmo

 

 

contato@mariopersona.com.br

(19) 9 9789-7939

Redes sociais Instagram Twitter Linkedin Youtube

www.mariopersona.com.br

Site desenvolvido por www.auranet.com.br