Gestão do conhecimento para a inovação e criatividade na empresa
Para competir em uma economia baseada no conhecimento, as empresas começam a perceber que devem administrar o intangível. Uma das particularidades desse recurso — oconhecimento — é que ele só existe na forma de um princípio ativo.
Conhecimento não é acúmulo de informações, embora informações acumuladas estejam em sua composição. Não é questão de tecnologia, embora tecnologia seja uma ferramenta indispensável à sua gestão e disseminação. O conhecimento é o ouro fluido, o Eldorado da nova organização.
Mas ele pode se transformar em mera miragem quando dissociado do ser humano. Nunca a humanização dos recursos foi tão importante como agora, quando o poder das empresas está no conhecimento que flui em suas veias. Ele brota de fontes humanas, alimentadas de nutrientes que encontram fora e dentro de seu ambiente, formando um organismo vivo, fértil e fertilizador. Nunca a empresa precisou ser tão viva para sobreviver. Nunca ela precisou tanto de uma cultura de aprendizagem organizacional para ser competitiva.
Assista na TV Barbante:
Inteligência coletiva X Mesmice coletiva
contato@mariopersona.com.br
(19) 9 9789-7939
www.mariopersona.com.br
Site desenvolvido por www.auranet.com.br