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Marketing Pessoal – Entrevista de Mario Persona para a Revista Sescon

ENTREVISTA

Marketing Pessoal

O que é o marketing pessoal? 

Mario Persona - Marketing pessoal é um conjunto de ações e atitudes que o profissional adota para ser reconhecido e visto no mercado. Porém, ao contrário do marketing de produto, o marketing pessoal exige a construção de uma marca de confiabilidade e o desenvolvimento de referências.

Quando o produto é tangível, como uma caixa de sabão em pó, não há qualquer problema que o fabricante fale bem de seu produto, mas quando o assunto é marketing pessoal, não é o profissional que deve falar bem de si, mas o mercado. Para isso é preciso que ele construa uma rede de relacionamentos que possa reconhecer suas habilidades e propagá-las. Não é a propaganda de si mesmo, mas a indicação de pessoas satisfeitas, que irão promover o profissional que desenvolveu um bom marketing pessoal.

Qual a importância do marketing pessoal para um empresário se sobressair no mercado?

Mario Persona - Embora o primeiro objetivo do marketing pessoal seja a construção da marca pessoal, um bom marketing pessoal pode também valer muito no fortalecimento de uma marca ou empresa. Por isso, mesmo que o empresário não tenha o objetivo de vender seus próprios serviços, já que seu foco está na empresa e nos produtos ou serviços que ela oferece, a imagem do empresário tem um papel importante. São muitas as empresas cuja credibilidade está associada à imagem daqueles que as compõem.

O marketing pessoal está ligado à extroversão? Como pessoas tímidas podem desenvolver o seu marketing pessoal?

Mario Persona - Não necessariamente. Uma boa capacidade de exposição pode ajudar em alguns casos, mas é preciso não confundir marketing pessoal com auto-promoção, algo que não deve ser o foco do marketing pessoal. Como em qualquer estratégia de marketing, o profissional deve investigar o mercado onde pretende atuar, analisar as necessidades desse mercado e atendê-las de forma a gerar satisfação e lucratividade.

A sua comunicação, evidentemente, deve ser muito bem trabalhada, mas isso não significa que ele precise ser um orador profissional. Pessoas tímidas podem muito bem ganhar seu espaço trabalhando justamente essa característica de timidez e fazendo dela um ponto a mais na imagem de credibilidade que pretendem criar. Um profissional de informática, por exemplo, pode muito bem se valer dessa característica, pois a idéia geral que se tem de profissionais dessa área é de pessoas introspectivas e focadas em seu trabalho.

Você pode citar algumas lições ou dicas básicas de marketing pessoal?

Mario Persona - Primeiro é preciso ser humano, pois são seres humanos que as pessoas buscam. É preciso também gerar uma legião de devedores, ou seja, distribuir gentilezas de modo a ter muitos beneficiados por essas gentilezas que se prontificarão a divulgar o nome e as qualidades do profissional gentil. A cada trabalho bem feito a marca do profissional também irá crescer, por isso é importante ele saber que cada contato, seja ele profissional ou não, é uma oportunidade de fixar uma imagem positiva na mente das pessoas. Alguém com atitudes questionáveis ou que trate mal as pessoas certamente poderá ficar conhecido, mas dificilmente será indicado.

E o que não deve ser feito? Quais fatores podem atrapalhar a imagem de um empresário?

Mario Persona - A auto-promoção deve ser evitada. Não é o que falamos de nós mesmos, mas o que as pessoas pensam de nós, que conta. Para isso é preciso estar presente onde as pessoas estão, física ou virtualmente, ajudar o maior número possível de pessoas e sempre ter em mente que pessoas gostam de ser bem atendidas e lembradas. Coisas como spam, auto-exaltação e crítica aos concorrentes, nem pensar.

Você poderia citar algumas pessoas que são exemplos de marketing pessoal?

Mario Persona - O primeiro que me vem à mente é o Comandante Rolim Amaro, fundador da TAM. Mesmo anos depois de sua morte, quem viaja de avião ainda tem vívida a sua imagem de homem atencioso e gentil, cumprimentando seus clientes na entrada ou saída de um vôo. Ele e seu tapete vermelho mostram que o marketing pessoal nada mais é do que valorizar primeiro as pessoas, se quiser ser valorizado por elas.

Entrevista concedida à Revista Sescon em 19/10/2009.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que eu disse na hora da entrevista, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui. Se achar que este texto pode ajudar alguém, use o formulário abaixo para compartilhar.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja em www.mariopersona.com.br


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