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Marketing Pessoal – Entrevista com Mario Persona para a Revista ABRAC

ENTREVISTA

Marketing pessoal

P. O que é marketing pessoal e quais áreas o seu conceito abrange?

Mario Persona - Marketing pessoal não é um conceito muito diferente do marketing de produtos ou serviços. Todos os elementos utilizados em um plano de marketing de produto podem ser adaptados para o marketing pessoal, sempre lembrando que neste caso é a pessoa e suas competências que compõem o produto ou serviço.

O marketing pessoal possui uma característica própria, que é a impossibilidade de se separar o produto ou serviço da empresa. Uma empresa cuja reputação seja questionável pode ter um bom produto ou serviço, o qual pode até continuar existindo independente da empresa, caso esta venda os direitos sobre aquele produto a outra.

Ou pode ser o caso de uma empresa com um bom nome eventualmente fabricar algo com defeito. Neste caso ela pode recolher seu produto, tirá-lo do mercado ou lançar uma versão melhorada.

Quando a pessoa é a empresa, o seu nome está intimamente ligado àquilo que essa pessoa faz. Se ela perder credibilidade, suas competências ficarão comprometidas. Se o serviço que oferece perder a qualidade, isso irá também marcar a pessoa que oferece o serviço de forma personalizada. Ela não pode tirar a si mesma do mercado, fazer um recall de si mesma ou dizer que agora está sob nova direção, como fazem as empresas.

P. Essa é uma ferramenta nova ou já é tradicional no mundo dos negócios?

Mario Persona - O marketing pessoal sempre existiu, independente do mundo dos negócios. Quando um rapaz procura identificar qual a garota que pode se interessar por ele, analisa o que ela gostaria de enxergar nele e finalmente procura atender a essas expectativas tendo algum objetivo em mente, ele está praticando marketing pessoal mesmo que não saiba disso.

O objetivo, portanto, é sempre tornar o cliente satisfeito, seja isso com objetivos de negócio ou não. O marketing sempre segue basicamente os três passos de identificar, analisar e atender necessidades, desejos e expectativas de alguém. Esse alguém pode ser todo um mercado ou apenas um indivíduo.

P. Que importância pode ser atribuída a ela no novo mercado de trabalho?

Mario Persona - Em um mundo onde o emprego e a garantia deste são coisas do passado cada profissional acaba se tornando uma empresa em si mesmo. Ele precisa identificar o seu mercado, ou as empresas que pode atender, fazer uma análise da concorrência, ou colegas de profissão que queiram atender o mesmo mercado, analisar também os pontos fortes e fracos de si mesmo e dessa concorrência, investir na melhoria de seus pontos fracos e criar estratégias de promoção e preço para suas competências etc.

Enfim, tudo o que ele faria como gerente de marketing de produto precisará aplicar a si mesmo se quiser conquistar seu cliente, no caso a empresa onde pretende trabalhar. Por esta razão eu sugiro que candidatos a um posto de trabalho não enviem o mesmo currículo para todas as empresas, mas analise cada uma para ver como melhor adaptar suas capacidades para atender especificamente aquela empresa.

P. Qual o primeiro passo para a construção de um bom marketing pessoal? Que tipo de ferramentas são aplicadas?

Mario Persona - O primeiro passo é analisar o mercado, pois o marketing deve começar de fora para dentro. De nada adianta eu me especializar em análise de risco de negócios lunares se não existem clientes querendo investir na Lua. Depois de levantar as necessidades, desejos e expectativas do mercado o profissional deve comparar essas demandas com suas competências para ver se tem capacidade para atendê-las.

Se não tiver ele deve voltar a fazer a lição de casa, estudar, pesquisar, aprender e até mesmo procurar uma ocupação em um patamar menor enquanto vai se estruturando para atender o próximo degrau do mercado. Ao mesmo tempo que faz isso ele deve procurar criar uma boa rede de relacionamentos e principalmente ajudar as pessoas para cultivar devedores.

Isso é importante, pois as pessoas para as quais fazemos alguma gentileza ou favor sempre se sentirão gratas e devedoras, o que pode também significar oportunidades futuras de atender essa mesma pessoa ou ser indicada por ela. Ao contrário do que se pensa, marketing pessoal não é fazer propaganda de si mesmo, mas criar condições para que outros façam esse trabalho. Todos nós gostamos de indicar alguém que nos atendeu bem ou que deixou uma marca positiva no contato que teve conosco.

É claro que isso não significa que o profissional deva evitar qualquer tipo de promoção pessoal. Ele não pode ser invisível, portanto é bom que esteja nos lugares onde estão as pessoas que podem se tornar clientes ou que sejam formadores de opinião. A Internet hoje permite fazer isso de maneira muito eficaz.

É importante que todo profissional tenha seu site ou blog pessoal como forma de ser achado. Mesmo que ele não publique notícias, ou artigos, deve ter um endereço onde as pessoas possam descobrir seu nome se fizerem uma busca na Internet e onde ele possa mostrar sua experiência e habilidades.

P. Dentro dos preceitos do marketing pessoal, qual seria a linha mestra no relacionamento com as pessoas? Com clientes? Com fornecedores? Com concorrentes? 

Mario Persona - Creio que o mais importante é a disposição para ajudar. É claro que nem sempre isso será bem visto pelas pessoas com as quais se relaciona. Eu mesmo sei que nem sempre agrado meus clientes por revelar o que há de errado em seus negócios, mas é esta a função do consultor, detectar problemas e oferecer soluções.

Mesmo assim, a linha mestra no relacionamento com as pessoas deve ser estar sempre pronto a ajudar a e oferecer algum benefício, mesmo que isso muitas vezes seja feito sem finalidade de lucro.

P. É possível construir um bom marketing pessoal sozinho ou isso requer ajuda especializada?

Mario Persona - Às vezes é preciso recorrer a uma assessoria, quando o profissional não tem tempo ou conhecimento do melhor caminho a seguir. Existe sempre o perigo de se interpretar mal o que é marketing pessoal e sair por aí com uma melancia pendurada no pescoço. O conhecimento do mercado e do processo de marketing é importante para se traçar uma boa estratégia de marketing pessoal.

Entrevista concedida à Revista ABRAC da Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet em 07/10/2008.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas declarações do entrevistado. Para não perder o que eu disse na hora, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui. Se achar que este texto pode ajudar alguém, use o formulário abaixo para compartilhar.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br


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