
Uma economia baseada na informação, experiência e conhecimento exige que gestores saibam administrar e disseminar esse ativo intangível. A dificuldade é que ele só existe na forma de um princípio ativo. Conhecimento não é acúmulo de informações, embora dependa da informação. Não é questão tecnológica, embora tecnologia seja indispensável à sua gestão e disseminação. O conhecimento é o ouro fluido, o “Eldorado” da nova organização.
É COM UM TIME DE MENTES BRILHANTES QUE SE CONQUISTA UM MERCADO MUTANTE
Nunca a humanização dos recursos foi tão importante quanto agora, quando o poder das empresas está no conhecimento que flui em suas veias. Ele brota de fontes humanas, alimentadas de nutrientes encontrados dentro e fora do ambiente organizacional, fazendo da empresa um organismo vivo, fértil e fertilizador. Nunca a empresa precisou ser tão viva para sobreviver. Nunca ela precisou tanto de uma cultura de aprendizagem organizacional, integração de sua equipe e gestão do conhecimento com criatividade e inovação para ser competitiva.
“A era do predomínio do ‘hemisfério esquerdo’ – e a Era da Informação que este criou – está dando lugar a um novo mundo onde as qualidades do ‘hemisfério direito’ – criatividade, empatia, significado – governarão.”
Dan Pink, A Whole New Mind


OBJETIVOS
- A organização que aprende e como ela aprende.
- Investindo em gestão do conhecimento.
- Criatividade e inovação.
- O cérebro e o processo de criação.
- A aprendizagem gerada pela diversidade.
- A influência no mercado na aprendizagem organizacional.
- O que é conhecimento e como é gerado.
- Como identificar o valor do conhecimento.
- Quem detém e compartilha o conhecimento na empresa.
- Onde encontrar conhecimento e como criar disseminação.
- Como criar um ambiente propício ao conhecimento.
- A importância do compartilhamento e da interdependência.
- Compradores, vendedores e corretores de conhecimento.
- Mudanças culturais são necessárias para aprender e ensinar.
- O papel da tecnologia na gestão do conhecimento.
- O valor da equipe na geração de conhecimento.
- Criatividade individual no contexto de equipe.
- A importância de cada um no processo de geração de ideias.
- Desenvolvendo o pensamento investigativo.
- O humor: atalho mais curto para o cérebro.
METODOLOGIA
Apresentação exclusivamente online em modo webinar. Estilo storytelling, com linguagem fácil e acessível a qualquer audiência, fazendo uso de humor, persuasão e motivação.