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Entrevista para a Revista Venda Mais sobre o livro ‘Crônicas de uma Internet de Verão’

ENTREVISTA

Entrevista para a Revista Venda Mais sobre o livro "Crônicas de Uma Internet de Verão"

Fui entrevistado pela revista Venda Mais sobre meu livro "Crônicas de uma Internet de Verão". O livro fala sobre a euforia que a Internet causou nos negócios no final do século vinte. E sobre as decepções sofridas quando o sonho acabou no início do século vinte e um. Um livro para quem quer entender o que aconteceu nesse período de sonhos e paixões efêmeras, e estar preparado para aplicar os novos conceitos e técnicas de marketing e negócios usando todo o potencial da rede mundial. Porque a história da Internet apenas começou. A íntegra da entrevista você encontra aqui.

Venda Mais - Olá Mário, como surgiu a idéia do livro? Conte-nos um pouco da sua experiência. 

Mario Persona - Graças a uma habilidade natural de contar histórias e fazer analogias - acho que herdei de meu pai - gosto de criar uma imagem simples das coisas complexas. Transformar o indigesto em algo apetitoso. Dessa forma de pensar saiu o livro "Crônicas de uma Internet de Verão". O título faz lembrar um trabalho de Shakespeare, "Sonhos de uma Noite de Verão", e tem tudo a ver com o período de uma Internet efêmera e cheia de glamour que vimos nos últimos anos. Com minhas crônicas traduzo o mundo dos negócios e da tecnologia da informação para uma linguagem informal e até divertida. Sem, todavia, deixar de lado o recheio do conhecimento de assuntos como marketing, tecnologia, business-to-business, comunicação, networking e coisas do tipo.

Venda Mais - Qual é a idéia principal do livro? 

Mario Persona - Crônicas são textos insinuantes. Nunca dizem tudo, deixando muita coisa para ser adivinhada, imaginada e repensada. Se você gosta de ler Luis Fernando Veríssimo, vai entender o que estou falando. Como qualquer assunto, textos de negócios e tecnologia da informação podem ser maçantes para quem não é do ramo. Com minhas crônicas isso não acontece. Daí o subtítulo do livro: "Um livro de negócios para ler na praia". Isso porque o editor não concordou com o alternativo "Um livro de negócios para ler no banheiro"...

Venda Mais - Você já tem uma média de vendas? 

Mario Persona - Ainda não recebi os relatórios deste primeiro período de vendas. As vendas têm sido boas pois, segundo o editor, provavelmente tenha sido seu lançamento deste fim de ano que mais vendeu em menor espaço de tempo. A editora, que é a Futura, foi uma das grandes responsáveis por este sucesso nas vendas. Como viajo muito, aproveito para promover o livro até entre as vendedoras em livrarias de shoppings e aeroportos. Quando não o encontro em posição de destaque, comento com a vendedora que meu livro sofre de depressão e fobia de prateleira. Falo isso enquanto acaricio a capa como quem acalenta um filho. Invariavelmente o livro vai para a vitrine na mesma hora, levado por uma vendedora que não sabe se ri ou se deve se preocupar com minha demonstração de insanidade.

Agradecimentos especiais ao Marco Pace, editor de negócios da Siciliano, aos idealizadores e organizadores do Tuesday Network (www.tuesday.com.br): Raúl Candeloro, Fernanda do Coutto, Rosane Severo, Eugênia Cabral e Aliomar Galvão, a jornalista Nalu Saad - diretora de conteúdo da e-Com e editora do caderno de informática do Jornal Hoje em Dia -, ao José Augusto Minarelli, presidente da empresa de outplacement Lens & Minarelli, que prefaciou o livro, ao Walter Machado de Barros, Vice-Presidente do IBEF Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Puxa! É melhor parar por aqui, pois a lista ficará enorme e mesmo assim não incluirá todas as pessoas que foram importantes na divulgação de meu trabalho. Isto sem falar na propaganda boca-a-boca gerada por amigos, e na iniciativa de muitos profissionais, de empresas de tecnologia da informação ou não, que estão comprando o livro para dar de presente a seus clientes. Para sair um pouco da tradicional agenda.

Venda Mais - A quem se destina o seu livro? 

Mario Persona - É um livro para quem gosta de ler com prazer. Para quem gosta de negócios, existe ali uma boa dose de conhecimento do assunto. Quando falamos de crônicas, estamos falando daquele estilo que mais parece uma conversa fiada recheada de sabedoria e humor. Não importa qual a área de atuação do leitor - dona de casa ou presidente de empresa - ele sempre encontra uma mensagem divertida, uma idéia nova, um momento de descontração. Para quem não gosta de ler, sugiro que ao menos carregue meu livro no ônibus ou no metrô ao ir para o trabalho. Dá prestígio. E se chegar na empresa dizendo que o livro é fantástico, é capaz até de receber aumento por sua erudição.

Venda Mais - Qual a melhor forma de entrar em contato com você? 

Mario Persona - Normalmente as pessoas contratam minhas palestras de motivação, atendimento ao cliente e outros temas visitando meu site www.mariopersona.com.br. Ali também há informações sobre meu trabalho como autor e consultor em comunicação e marketing.

Venda Mais - Qual a sua dica especial para os nossos leitores? 

Mario Persona - A primeira dica é que comprem meu livro. Ele ensina a olhar as coisas de um novo ângulo, de preferência com bom humor.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br  


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