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Entrevista Almanaque Medley – Marketing Pessoal – Mario Persona

ENTREVISTA

Marketing pessoal

O que é Mkt Pessoal e como gerenciar isso na carreira?

Mario Persona - Quando pensamos em um produto, logo pensamos nos benefícios que ele traz. Compramos um produto porque ele facilita nossa vida, como uma máquina de lavar, ou porque agrega algo ao nosso conhecimento, como um livro, ou também porque nos entretém, como um DVD. Pode ser também simplesmente porque é esteticamente agradável, como uma obra de arte, ou nos ajudará a conquistar status, como um relógio de marca.

Até aqui falei apenas de objetos nos quais percebemos algum valor. E as pessoas? Bem, as pessoas também podem trazer tudo isso. Contratamos profissionais para resolver nossos problemas, freqüentamos aulas de professores que nos ajudam a crescer, ou vamos ao show de um cantor que nos fascina. Sem falar de pessoas esteticamente agradáveis e daquelas cuja companhia nos agrega prestígio. Se aqueles produtos precisam de marketing para serem vendidos, estes profissionais também.

Quando se projeta um produto ou serviço, geralmente se tem em vista a qualidade e os benefícios que ele trará ao seu consumidor. No marketing pessoal o caminho é o mesmo. Um profissional deve sempre trabalhar o seu marketing pessoal tendo em mente os benefícios que será capaz de levar às pessoas que pretende atender. Marketing pessoal não é, como muitos pensam, pintar o corpo de vermelho e sair por aí com uma melancia pendurada no pescoço. Marketing pessoal não é auto-promoção, mas o planejamento cuidadoso de uma carreira profissional de sucesso.

Como fazer isso na prática? 

Mario Persona - Primeiro é preciso escolher um mercado que se queira atender. Quando alguém decide ser médico ou motorista, ele está pensando em pessoas que precisam desses profissionais, porém é grande o número de profissionais que irá se concentrar apenas em aprender sua função, como medicina ou dirigir, sem se preocupar em vender suas habilidades.

Obviamente a capacitação vem antes de qualquer tipo de promoção, pois enquanto o profissional não tiver nada para oferecer ao seu mercado, é melhor que ele não seja muito conhecido ou muita gente vai saber que ele não tem nada a oferecer. Portanto, no marketing pessoal a capacitação vem antes de qualquer tipo de promoção. A partir do momento em que se tem algo para oferecer, é hora de pensar em promover isso.

O problema é que, ao contrário da promoção de produtos, dos quais você pode fazer propaganda com muito sucesso, no marketing pessoal a propaganda pode ter o efeito contrário. Isso porque temos a tendência de não acreditar ou até de repudiar quem faz propaganda de si mesmo, pessoas que ficam contando vantagem e se achando o máximo. Geralmente a propaganda de si mesmo acaba sendo percebida como orgulho e falta de humildade.

Por isso é preciso cuidado para trabalhar seu marketing pessoal de modo a fazer com que as outras pessoas façam propaganda de você. Mas elas só farão isso se ficarem extremamente satisfeitas com os benefícios que você ou seu trabalho trouxe a elas, o que nos remete à importância de se investir no aprimoramento de suas habilidades.

Por que investir nisso? 

Mario Persona - Em um mundo onde a concorrência de profissionais aumenta a cada dia, não basta ser bom no que você faz para ser um vencedor, é preciso que as pessoas fiquem sabendo que você é bom naquilo que faz. Há alguns anos você encontrava poucos advogados, médicos, dentistas, professores ou qualquer outro tipo de profissional em uma comunidade. Hoje as escolas estão despejando milhares de pessoas no mercado todos os dias, e somente aqueles que forem capazes de se diferenciar é que conseguirão os melhores resultados.

Que frutos podem ser colhidos?

Mario Persona - O primeiro fruto é o da satisfação pessoal, de saber que você é alguém com uma contribuição a fazer para a sociedade. Obviamente junto com isso existe também a questão monetária, por trabalhamos como forma de obter meios para nos manter. Existe também o fruto do prestígio que os profissionais conquistam quando têm um bom nível de exposição no mercado, quando sua marca pessoal é bem cotada. Tudo isso exige um trabalho constante e contínuo, pois sempre haverá alguém mais novo, mais inteligente e mais qualificado para concorrer conosco. Porém, se ele for mais inteligente e mais qualificado, mas não tiver também um bom marketing pessoal, estará em desvantagem.

Entrevista concedida ao Almanaque Medley em 17/04/2008 para uma matéria sobre marketing pessoal.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que eu disse na hora, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br 


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