DOR DE BARRIGA

CRÔNICA

Dor de barriga

 

por Mario Persona

Pelo número de e-mails e comentários que recebi, o pessoal se amarrou na TV Barbante. Também recebi críticas, sugestões, dicas, todas importantes. Tão importantes são as críticas quanto os elogios e esta é a primeira lição que é preciso aprender para blogar.

Porque quando você bloga — em texto, áudio ou vídeo — você se expõe e dá a oportunidade de outros interagirem com você. O blog é a interatividade que a TV procura há anos e está correndo contra o tempo para viabilizar. Porque a concorrência da interatividade na Internet é grande.

Ouvi de um rapaz que criou um blog, porém bloga como se fosse um bárbaro defendendo seu território. Qualquer comentário deixado por um incauto vira alvo de todas as flechas inflamadas que ele traz na aljava. Quem vai querer interagir com alguém assim?

Dos elogios feitos ao último programa, a maioria se referia à inovação, criatividade e senso de oportunidade. As críticas variavam do título — pouco atraente ou sem grande ligação com o conteúdo — ao vaso fora de moda na estante do fundo, devidamente substituído por minha caneca.

Outros comentários foram sobre a roupa — muito formal para ser barbante —, sobre a leitura que fiz de um teleprompter feito de papel e do corpo ainda todo amarrado. Que, de certa forma, é condizente com o nome da TV.

Não sosseguei enquanto não tentei mudar algumas coisinhas. Coloquei mais livros sob a câmera para não falar de cima para baixo, fiquei de pé para não acomodar o corpo, coloquei as mãos à mostra e gravei de manhã, minha melhor hora.

Por que conto tudo isso para você? Oras, isto aqui é um blog, interativo, e você não é uma câmera para eu dar nós e esconder as pontas. Pois bem, aí estão os nós da TV Barbante e acho que o principal é ainda me amarrar nela. Sinto-me muito mais solto falando para uma platéia de mil pessoas do que para uma lente que nem pisca para mim.

Agora vou parar de enrolar e deixar você ligar a TV Barbante e assistir o programa de hoje: "Dor de Barriga". Se ainda assim você achar que ainda tenho muito a aprender, é só clicar na figura do garçom logo abaixo. Coloquei lá uma lista de desejos e um dia pretendo comprar esses livros. Ou…

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br