Logo

Crônicas gestão

Gestão de Mudanças
Em tempos de oportunidades
Mario Persona

Adrenalina demais e cautela de menos são a receita certa para o desastre. Não importa se o tempo é de paz ou de guerra, basta nosso negócio sofrer um atentado do mercado e queremos partir para o ataque.
Mas atacar o que?

Quando a economia à frente pára de repente, é loucura responder com o pé na tábua da insensatez. Ou com a freada brusca do susto. O estrago pode ser maior. Em momentos assim é preciso serenidade para saber o quanto frear, para onde desviar e quando voltar a acelerar. Escapando do engavetamento do mercado.

Como fazem os tubarões, é preciso estar sempre em movimento. Mas atento, sem se deixar levar pelo pânico. Investigando, ponderando, e agindo com lucidez. Todo negócio exige coragem para começar, persistência para permanecer e ousadia para sair ou mudar. Com entusiasmo e cabeça fria. O entusiasmo nos motiva para o sucesso. Decisões emotivas nos levam ao fracasso.

"É preciso acreditar no que se vende! Mário Persona, em 'Gestão de mudanças em tempos de oportunidades' encanta pelo imediato contato de suas idéias e lições com a nossa realidade. Em cada linha do livro somos levados a casos e ensinamentos de total validade para a gestão do nosso dia-a-dia na nossa empresa e na nossa família". Jack Corrêa - Vice Presidente de Assuntos Governamentais da Coca Cola
"Simples, mas com profundidade. Divertido, mas com seriedade. Com seu estilo pessoal, mais uma vez Mario Persona consegue tratar um tema tão vigente quanto antigo. Mudar ou não mudar? Isso já nem se pergunta. Se você não quiser virar um Dinossauro, não pode deixar de ler!" Walter Gimenez - Diretor de Logística da Nike
"Nestes tempos de mudanças e transformações aceleradas, autores como Mario Persona são bem-vindos e necessários. Sua habilidade e competência para transformar grandes questões em conceitos simples e de fácil compreensão, aliadas à linguagem agradável e divertida, capturam a atenção do leitor. Seu maior trunfo, no entanto, é demonstrar que podemos e devemos encarar estes desafios sem angústia e ansiedade, garimpando as oportunidades embutidas nos mesmos. Este livro é leitura das melhores, sendo ótima referência para uma melhor compreensão das mudanças que ocorrem no mercado, nas empresas e em nossas vidas". Gilvam Ferreira - Diretor da Qualidade para a América Latina da Fiat-GM Powertrain
"Com linguagem simples e suave, porém direta e clara, Mario Persona nos proporciona com seu livro uma leitura agradável e fluida. Mario aproveita as situações relatadas em seus 'causos' - histórias comuns, do dia-a-dia - para destacar a sabedoria da vida e fazer, com maestria, analogias bem humoradas com o mundo dos negócios. Como ele mesmo diz: 'O segredo é saber contá-las, para extrair do banal o extraordinário, e enxergar pepitas na bateia do dia-a-dia, onde só parece haver cascalho'. Recomendo a leitura deste livro, não apenas pela leitura prazerosa, mas pela sabedoria que ele contém". Marco A. Basso - CEO International Business Communications Latin America
"Com atraso, descobri os textos de Mario Persona, abordando o árido campo empresarial e profissional. Impressionam pela profundidade dos conceitos emitidos, mas, também, pela leveza de estilo, o humor fino e elegante em texto direto e irrepreensível. Não dá para se contentar em conhecer parte da obra. Se lemos um, sentimos a necessidade de ler todos os seus livros". José Roberto Hachich Maluf - Vice Presidente Executivo do SBT - de 1999 a 2003
"Li mais um livro de Mario Persona em poucas horas e com a ansiedade de sempre de terminar uma crônica e passar logo para outra, em busca desse deleite e prazer de ver em suas palavras o que às vezes nos é conhecido, mas difícil de expressar. Para nós, comunicadores empresariais, suas mensagens subliminares são sempre uma verdadeira aula. Lendo Mario Persona ficamos como as crianças da primeira série a que ele se refere: todos artistas, todos criativos!; Alexandre Accioly - Comunicador Empresarial da Eletronorte
Image

Prefácio

É fácil explicar a razão de minha satisfação em prefaciar um livro de gestão de mudanças. Minha amizade com Mario Persona começou em 1997, na Rockwell Fumagalli, indústria automotiva da qual eu era diretor. Na ocasião Mario me assessorava na tradução de um texto para uma palestra que eu faria para executivos da indústria automobilística nos Estados Unidos. O tema era justamente uma filosofia de gestão de mudanças que criei e está hoje difundida em mais de cento e trinta grandes empresas em todo o mundo.

A filosofia, que denominei "O Poder da Camisa Branca"® e transformei em livro, tem por princípio a dignidade que é devida a todo ser humano. Visando eliminar o abismo existente entre líderes e liderados nas empresas, aborda as principais falhas da administração tradicional, onde poucos mandam e muitos obedecem. O segredo está em motivar todos os cérebros existentes na organização a entrarem em ação. As pessoas da primeira empresa que adotou essa filosofia de gestão de mudanças fizeram dela uma das melhores indústrias do mundo em seu segmento. No momento em que escrevo, ela ainda permanece entre as cem empresas citadas pela revista Exame como as melhores do país para se trabalhar.

Por tudo isso, considero um prazer prefaciar "Gestão de mudanças em tempos de oportunidades", principalmente pela elevada dose de respeito ao elemento humano que o texto apresenta. Os livros de Mario Persona têm ocupado um espaço em minha mesa de trabalho e sempre que posso escolho um de seus capítulos para ler. Além de altamente instrutivos, servem como lenitivo nos momentos de estresse, graças à maneira como traz, com graça e descontração, informações preciosas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Este livro aborda um assunto sério e de suma importância, principalmente para o momento em que vivemos. Contudo, como já se tornou marca registrada de Mario Persona, o texto esbanja o estilo interiorano de um hábil contador de "causos", rico em histórias, parábolas e analogias. O autor aborda, até com uma pitada de irreverência, a aversão que todo ser humano tem por mudanças, seu pavor pelos obstáculos que deve transpor e a perplexidade diante do desconhecido. A intenção é ajudar o leitor a enfrentar todas essas dificuldades e a encarar as crises como portais de oportunidades.

Mudar é algo que muitas pessoas querem fazer, porém não sabem como, talvez por não enxergarem claramente o valor e a sabedoria que resultam das mudanças. Em suas linhas - e principalmente nas entrelinhas - este livro nos ajuda a encarar as mudanças de frente, com a consciência de quem sabe da necessidade de mudar sempre, com uma visão clara dos benefícios disso em um mercado cada vez mais exigente. Com a sutileza e delicadeza que lhe são peculiares, o autor mostra que mudar é mais que uma obrigação. É uma questão de sobrevivência, como revela até mesmo nosso planeta, palco de mudanças implacáveis ao longo da história.

A cada grande alteração do ambiente em que estavam inseridas, as espécies acabavam se posicionando em dois grupos: as que mudavam e as que não se adaptavam e acabavam perecendo. Hoje as mudanças acontecem muito mais rapidamente do que nas eras passadas, e são aceleradas a ponto de se tornarem parte de nosso cotidiano. Aqueles que as percebem, assimilam e se adaptam a elas são os homens e mulheres que estão escrevendo a história do fabuloso desenvolvimento na indústria e nos negócios nos últimos anos. Os outros simplesmente desaparecem do mercado.

Lembro-me da palestra proferida pelo reitor de uma universidade do Rio de Janeiro, na qual enfatizava a influência da mudança no ensino. Já não era possível, como ocorria antigamente, entregar ao mercado um engenheiro pronto. O diploma já não tinha mais o mesmo significado que teve no passado, quando o formando deixava as salas de aulas para nunca mais voltar. A dinâmica das mudanças no conhecimento humano é hoje um processo permanente. Por isso qualquer profissional que não queira se transformar em espécie em extinção precisa viver em estado de aprendizado contínuo.

Estou convicto de que esta coletânea de crônicas de Mario Persona traz a essência necessária para conquistar o leitor e fazê-lo perceber a importância das mudanças. Mudar é preciso e vital para qualquer profissional atuante no momento presente. Principalmente aqueles que têm o desejo de participar do futuro.

Antonio Guerreiro Filho
Empresário, Administrador de Empresas, ex-Diretor da Rockwell Fumagalli, ex-Consultor da Meritor para o desenvolvimento da filosofia de gestão de mudanças "O Poder da Camisa Branca"® no mundo e autor do livro de mesmo nome.

® "O Poder da Camisa Branca" é marca registrada de Arvin Meritor


Aprenda a se comunicar melhor, com mais criatividade e credibilidade, aprimorando sua capacidade de oratória. Em um curso de oito horas de vídeo Mario Persona compartilha sua experiência e conhecimento adquiridos em mais de vinte anos de palestrante.

Conheça agora mesmo

 

 

contato@mariopersona.com.br

(19) 9 9789-7939

Redes sociais Instagram Twitter Linkedin Youtube

www.mariopersona.com.br

Site desenvolvido por www.auranet.com.br