Contar histórias
Amei o que encontrei no site de Tom Peters. Numa lista de tópicos para desenvolver lideranças ele inclui a dica de número 17: Desenvolva sua história. Uma série de citações garimpadas de livros explica exatamente o que ele quer dizer com isso a importância que contar histórias terá no futuro das pessoas, dos produtos e das empresas. São estas citações que traduzo aqui.
"Uma das chaves talvez 'a' chave para a liderança é a efetiva comunicação de uma história" - Howard Gardner, Leading Minds: An Anatomy of Leadership
"A essência da liderança presidencial norte-americana, e o segredo do sucesso presidencial, está em contar histórias." - Evan Cornog, The Power and the Story: How the Crafted Presidential Narrative Has Determined Political Success from George Washington to George W. Bush
"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda." - Isabel Allende
"Estamos no crepúsculo de uma sociedade baseada em dados. À medida que a informação e a inteligência vão se tornando o domínio dos computadores, a sociedade irá dar mais valor na única habilidade humana que não pode ser automatizada: a emoção. A imaginação, o mito, o ritual a linguagem da emoção irá afetar tudo, de nossas decisões de compra até a maneira como trabalhamos uns com os outros. As empresas competirão com base em suas histórias e mitos. As empresas precisam entender que seus produtos são menos importantes que suas histórias." - Rolf Jensen, Copenhagen Institute for Future Studies
"As últimas poucas décadas pertenceram a um certo tipo de pessoa com um certo tipo de mente programadores de computadores que podiam quebrar códigos, advogados que podiam elaborar contratos, MBAs que podiam mastigar números. Mas as chaves do reino estão mudando de mãos. O futuro pertence a um tipo muito diferente de pessoa com um tipo muito diferente de mente criadores e desenvolvedores de empatia, reconhecedores de padrões e pessoas que dão um significado às coisas. Essas pessoas artistas, inventores, designers, contadores de histórias, cuidadores, consoladores, pensadores holísticos serão os que colherão os melhores frutos da sociedade e que compartilharão suas maiores alegrias." - Dan Pink, A Whole New Mind
"Na Dinamarca, os ovos de galinhas soltas já conquistaram 50% do mercado. Os consumidores não querem que as galinhas vivam confinadas em pequenas gaiolas. Preferem pagar de 15% a 20% mais pela história sobre ética animal. Trata-se de uma lógica clássica da Sociedade de Sonhos. Ambos os ovos são similares em qualidade, mas os consumidores dão preferência aos ovos com a melhor história. Após discutirmos a questão e juntarmos outros 50 exemplos, a conclusão ficou evidente: Histórias e lendas falam direto ao coração e não ao cérebro. Após um século de uma sociedade marcada pela ciência e pelo racionalismo, as histórias e os valores estão voltando à cena." - Rolf Jensen/The Dream Society: How the Coming Shift from Information to Imagination Will Transform Your Business
"Para explicar isto rapidamente, considere o livro 'Quem Mexeu no Meu Queijo?'. De acordo com a editora, foram vendidas mais de 14 milhões de cópias em todo o mundo. É uma história. É uma metáfora. E apela diretamente ao coração, às suas emoções. É sobre estar preparado para mudanças nas empresas.
"Não há nada racional neste livro. Ele fala de ratos em um labirinto. Na superfície, é uma burrice pensar que você possa convencer gerentes e funcionários a se prepararem para mudanças pela leitura de uma historinha assim tão tola. Mas funciona. Ela vai além de seu cérebro. Quando você a lê, você diz, 'Sim, é claro, devemos nos preparar para as mudanças.'
Eu uso isso como exemplo. Então existe o outro lado, um livro da Harvard Business School Press sobre gestão de mudanças. Ele fala ao cérebro. O autor daquele livro escreve que 75% das iniciativas de mudança fracassadas não foram bem-sucedidas porque não existia motivação para mudanças. Os funcionários não estão prontos. Eles não estão suficientemente motivados para aceitar mudanças. E é por isso que não funciona. Por isso creio que isto prova algo: Fale ao coração ao invés de falar ao cérebro.
Temos que redescobrir a arte de contar histórias, pois é uma melhor forma de comunicação. É mais eficaz. E, evidentemente, somos seduzidos por histórias." - Rolf Jensen, Director of The Copenhagen Institute for Future Studies, em entrevista a Tom Peters.
"Consideramos belo aquilo que é simples; aquilo que não possui partes supérfluas; que atende com precisão seu objetivo; que se relaciona com tudo; que é o meio de muitos extremos... É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas do modo mais simples" - Ralph Waldo Emerson
contato@mariopersona.com.br
(19) 9 9789-7939
www.mariopersona.com.br
Site desenvolvido por www.auranet.com.br