Logo

Contar histórias

Contar histórias
por Mario Persona

Contar histórias

Amei o que encontrei no site de Tom Peters. Numa lista de tópicos para desenvolver lideranças ele inclui a dica de número 17: Desenvolva sua história. Uma série de citações garimpadas de livros explica exatamente o que ele quer dizer com isso – a importância que contar histórias terá no futuro das pessoas, dos produtos e das empresas. São estas citações que traduzo aqui.

"Uma das chaves – talvez 'a' chave – para a liderança é a efetiva comunicação de uma história" - Howard Gardner, Leading Minds: An Anatomy of Leadership

"A essência da liderança presidencial norte-americana, e o segredo do sucesso presidencial, está em contar histórias." - Evan Cornog, The Power and the Story: How the Crafted Presidential Narrative Has Determined Political Success from George Washington to George W. Bush

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda." - Isabel Allende

"Estamos no crepúsculo de uma sociedade baseada em dados. À medida que a informação e a inteligência vão se tornando o domínio dos computadores, a sociedade irá dar mais valor na única habilidade humana que não pode ser automatizada: a emoção. A imaginação, o mito, o ritual – a linguagem da emoção – irá afetar tudo, de nossas decisões de compra até a maneira como trabalhamos uns com os outros. As empresas competirão com base em suas histórias e mitos. As empresas precisam entender que seus produtos são menos importantes que suas histórias." - Rolf Jensen, Copenhagen Institute for Future Studies

"As últimas poucas décadas pertenceram a um certo tipo de pessoa com um certo tipo de mente – programadores de computadores que podiam quebrar códigos, advogados que podiam elaborar contratos, MBAs que podiam mastigar números. Mas as chaves do reino estão mudando de mãos. O futuro pertence a um tipo muito diferente de pessoa com um tipo muito diferente de mente – criadores e desenvolvedores de empatia, reconhecedores de padrões e pessoas que dão um significado às coisas. Essas pessoas – artistas, inventores, designers, contadores de histórias, cuidadores, consoladores, pensadores holísticos – serão os que colherão os melhores frutos da sociedade e que compartilharão suas maiores alegrias." - Dan Pink, A Whole New Mind

"Na Dinamarca, os ovos de galinhas soltas já conquistaram 50% do mercado. Os consumidores não querem que as galinhas vivam confinadas em pequenas gaiolas. Preferem pagar de 15% a 20% mais pela história sobre ética animal. Trata-se de uma lógica clássica da Sociedade de Sonhos. Ambos os ovos são similares em qualidade, mas os consumidores dão preferência aos ovos com a melhor história. Após discutirmos a questão e juntarmos outros 50 exemplos, a conclusão ficou evidente: Histórias e lendas falam direto ao coração e não ao cérebro. Após um século de uma sociedade marcada pela ciência e pelo racionalismo, as histórias e os valores estão voltando à cena." - Rolf Jensen/The Dream Society: How the Coming Shift from Information to Imagination Will Transform Your Business

"Para explicar isto rapidamente, considere o livro 'Quem Mexeu no Meu Queijo?'. De acordo com a editora, foram vendidas mais de 14 milhões de cópias em todo o mundo. É uma história. É uma metáfora. E apela diretamente ao coração, às suas emoções. É sobre estar preparado para mudanças nas empresas.

"Não há nada racional neste livro. Ele fala de ratos em um labirinto. Na superfície, é uma burrice pensar que você possa convencer gerentes e funcionários a se prepararem para mudanças pela leitura de uma historinha assim tão tola. Mas funciona. Ela vai além de seu cérebro. Quando você a lê, você diz, 'Sim, é claro, devemos nos preparar para as mudanças.'

Eu uso isso como exemplo. Então existe o outro lado, um livro da Harvard Business School Press sobre gestão de mudanças. Ele fala ao cérebro. O autor daquele livro escreve que 75% das iniciativas de mudança fracassadas não foram bem-sucedidas porque não existia motivação para mudanças. Os funcionários não estão prontos. Eles não estão suficientemente motivados para aceitar mudanças. E é por isso que não funciona. Por isso creio que isto prova algo: Fale ao coração ao invés de falar ao cérebro.

Temos que redescobrir a arte de contar histórias, pois é uma melhor forma de comunicação. É mais eficaz. E, evidentemente, somos seduzidos por histórias." - Rolf Jensen, Director of The Copenhagen Institute for Future Studies, em entrevista a Tom Peters.

"Consideramos belo aquilo que é simples; aquilo que não possui partes supérfluas; que atende com precisão seu objetivo; que se relaciona com tudo; que é o meio de muitos extremos... É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas do modo mais simples" - Ralph Waldo Emerson


Aprenda a se comunicar melhor, com mais criatividade e credibilidade, aprimorando sua capacidade de oratória. Em um curso de oito horas de vídeo Mario Persona compartilha sua experiência e conhecimento adquiridos em mais de vinte anos de palestrante.

Conheça agora mesmo

 

 

contato@mariopersona.com.br

(19) 9 9789-7939

Redes sociais Instagram Twitter Linkedin Youtube

www.mariopersona.com.br

Site desenvolvido por www.auranet.com.br