Mario Persona é PALESTRANTE, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão, falar em público, redação.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Crônicas de Negócios é um boletim eletrônico periódico de Mario Persona, palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

Crônicas de Negócios é um boletim eletrônico periódico de Mario Persona, palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Cá, com os meus botões. Lá, aos borbotões."] [Página Inicial] [Próximo: "Uau! Virei Guru! Ou não?..."]

01/04/2005 Just Google it!
por Mario Persona

Just Google it!

Recebo um grande número de e-mails de estudantes e profissionais pedindo ajuda. Não estou falando das viúvas de dignatários da Nigéria e de outros países da África querendo fazer parceria numa conta de milhões de dólares — o último e-mail desses vinha assinado pela viúva do Arafat! Falo de pessoas sinceras com dúvidas sinceras. O que fazer?

Se respondesse a todos, logo seria eu quem iria estar pedindo por ajuda. Seria impossível fazer caber em meu dia de 24 horas o tempo gasto com esse atendimento informal para esclarecer dúvidas e trabalhar para comprar o leite para as crianças. Encontrei um site que alguém colocou no ar, talvez por ter o mesmo problema. Hummmm.... meio agressivo, né?

Just Google It!


Como resolver a questão de responder, ajudar a quem pergunta e ainda assim não perder tempo que preciso usar para meu sustento? Minha fórmula foi criar um e-mail padrão para responder. Isso mesmo, se você me perguntar alguma coisa que poderia encontrar a resposta em outro lugar, vai receber o e-mail. Não é falta de consideração, mas apenas a maneira que encontrei de responder e, ao mesmo tempo, continuar trabalhando no modo remunerado. Aqui vai o modelo:

"Olá, (o nome da pessoa vai aqui)

Fico muito honrado com sua visita e gostaria muito de ajudar, mas os dias estão corridos para mim (e devem estar para você também). Além disso, recebo centenas de pedidos de ajuda de profissionais e estudantes para resolver problemas ou trabalhos escolares, monografias, teses e até traduções. Seria impossível atender a todos, não é mesmo?

Portanto, não tenho o "peixe" que pediu. Mas vou dar umas dicas de como pescá-lo. Normalmente não guardo informações sobre assuntos que pesquiso, já que todos os dias há coisa nova na Internet. Por isso adotei o www.google.com como minha biblioteca. Quando preciso de algo, "I just google it!"

É muito fácil de usar e não tem contra-indicações (só não use o Google quando estiver dirigindo ou operando equipamento perigoso!). Use uma ou mais palavras separadas por espaço e ele mostrará as páginas que trazem aquelas palavras em qualquer ordem. Ou refine sua pesquisa usando frases entre aspas. Normalmente pesquiso também sites em inglês, onde há um volume maior de informações.

Se acrescentar à sua busca as palavras ".doc", ".ppt" ou ".pdf", descobrirá que muita gente guarda em servidores abertos ao Google documentos Word (doc) de trabalhos e monografias, apresentações PowerPoint (ppt) de palestras ou e-books em formato Acrobat Reader (pdf). É claro que você até poderia pegar um desses arquivos Word, trocar o nome e entregar como seu trabalho escolar. Mas você não vai fazer isso, não é mesmo? Ei! Sério! Você não vai fazer isso, ok?

Se quiser traduzir algo, use www.google.com/language_tools
Para buscas avançadas, use www.google.com/advanced_search
Você pode fazer contas, converter pesos, medidas e temperaturas e mais um montão de coisas usando www.google.com/help/calculator.html
Procurando uma foto ou imagem para seu trabalho escolar? Veja aqui: www.google.com.br/imghp
Quer mais? Ok, então dê uma boa olhada neste link e verá que incrível essa ferramenta? www.google.com/help/features.html

Era isso. Você vai sair sem o "peixe" que veio procurar, pois hoje meu tempo só permite que lhe ensine a pescar. Tenho certeza de que irá fisgar algo.

Um grande abraço,

Mario Persona"


Bem, acho que resolvi o problema educadamente e ainda ajudo as pessoas a conhecer melhor a ferramenta que é o Google. É claro que sempre alguém poderá perguntar, "Se você não tem tempo para me ajudar, como teve tempo para escrever tudo isso?". Aí seria o caso de criar um outro e-mail padrão com instruções de como usar o recurso Copiar-Colar do Windows... [>> Envie a um amigo >>]

Comentários? Deixe os seus no formulário mais abaixo.




resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Dominando o Google
MARTA DANTAS

Este livro se propõe a ajudar o usuário na consulta e busca de informações, objetivando aproximá-lo cada vez mais de um dos mais importantes serviços disponíveis na Internet – o Google. Através da ferramenta de busca mais usada no mundo, milhões de pessoas, diariamente, obtêm resultados nas pesquisas de seu interesse.
O usuário encontrará dicas fundamentais para avaliar a informação encontrada e entrará no universo de busca por empresas, pessoas e e-mails no Brasil e no mundo. Além de explicar passo a passo a ferramenta em sua versão nacional (domínio .br), o livro também mostra o funcionamento de todos os demais recursos disponíveis no Google americano.
No final do livro há ainda um anexo com sites úteis para busca, tais como catálogos telefônicos e de e-mails.

Segredos do Google: Desvende os Recursos Não Revelados do Poderoso...
DIGERATI (ED.)

Desvende os recursos não revelados do poderoso sistema de busca. Aprenda neste livro, como explorar todo o potencial e as peculiaridades desse poderoso mecanismo de busca. Esta orbra foi escrita para quem quer conhecer os recursos do Google e também para aqueles que pretendem fazer o papel de investigador pela infovia e desvendar a vida de uma pessoa ou empresa na Web..

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 6 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Esse é um grande dilema. O nosso desejo de ajudar e a nossa necessidade de trabalhar. Recebo dezenas de emails. Gostei desse artigo acho que vou implementar algo nessa linha. As vezes quem pergunta algo não chega nem a abrir uma ferramenta de busca.

Enviado por Ramon Durães em 02/08/2005


Já que o assunto por aqui é Google, aí vai minha dica... Leiam o livro "Como se Destacar na Internet Dominando o Google". O livro foi recém lançado e é muito interessante, além de ser fácil de ler e muito objetivo... Aborda o lado de como usar o Google para divulgar um site na internet colocando-o nas primeiras posições de resultado do Google, e pelo que já vi por aí, é um dos poucos que realmente cumpre o seu papel. Abçs, Lucas

Enviado por Lucas em 29/07/2005


Não consigo entender como ainda existem pessoas que não sabem usar o Google. Tem algumas até que nem o conhecem!

Abraços!

Enviado por Leandro Antonello em 09/06/2005


Muitas e muitas saudações ao Amado Mario!

Assim, de modo bem natural, você com o prazer de sempre permite que sorvam de sua taça do conhecimento.

Que a fome pela excelência esteja sempre impregnada em suas nobres atitudes.

Pronto. Agora quem não vai saber usar o Google?

@braços de,

Gilberto Landim
comercial@vendasplus.com.br
www.vendasplus.com.br

Enviado por Gilberto Landim em 19/04/2005


Bem, se você fracassar em todas as suas tentativas de pedir ajuda, se nem o Mário nem a Paula, a bibliotecária, puder socorrê-lo, se já não houver um jeito para sua vida, não se aflija,Penélope Átropos mata você baratinho, é só pedir. Encontre-a no Morro de Cristo, em Salvador, ou no site http://ed.amarelinha.sites.uol.com.br

Enviado por jane em 06/04/2005


Sem dúvida... uma boa saída. Uso muito o Google principalmente para 'pedir emprestada' algumas imagens...
Como, Infelizmente, o Senhor Mário não pode atender a todos nós,
deixo mais uma opção: procurem uma bibliotecária .) Somos especialistas em pesquisas e podemos ajudar muito.

Sucesso!
Um abraço, Mário!

Enviado por Paula em 01/04/2005


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona S/C Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel/Fax (11) 3525-7338 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br