Logo

Aprendizado por contato

Aprendizado por contato
por Mario Persona

Aprendizado por contato

É claro que a educação a distância é um fato e uma tendência irreversível. Porém alguns cursos do tipo "estude sozinho" às vezes decepcionam porque não passam de uma monótona sucessão de telas intercaladas por testes, animações e uma musiquinha para acordar. Será possível fazer melhor do que isso?

Sou um dos maiores entusiastas do ensino a distância, mas há cursos que trazem um volume de informação que é apenas uma fração do que seria possível beber de um livro sem a odiosa perda de tempo para ir de tela em tela. Não passam de tutoriais e tropeçam no fato de que apenas uma parcela do conhecimento pode ser transmitida dessa forma. O filé só é servido pelo contato e debate de idéias. Quer um exemplo? O que você prefere: aprender futebol clicando numa sucessão de slides com frases do Pelé ou batendo uma bola com ele?

Li em algum lugar (veja em meu criado mudo logo abaixo) de uma empresa que possuía um dos maiores especialistas do mundo em interpretação de fotografias aéreas para prospecção de petróleo. A fim de reter esse conhecimento, foi contratado um analista de sistemas para desenvolver um software de inteligência artificial capaz de igual façanha.

Durante meses o analista conviveu com o especialista, transferindo para o software todo o conhecimento que conseguiu captar. O projeto terminou num software que não funcionava e num analista de sistemas que funcionava. O contato pessoal fez dele o segundo maior especialista em interpretação de fotografias aéreas para prospecção de petróleo.

Se você quer aprender algo, é preciso entender o segredo do aprendizado. Primeiro, humildade para reconhecer que não sabe. Depois, flexibilidade para mudar e aprender a se adaptar a uma nova visão que será conquistada por novos conhecimentos. Terceiro, sempre que possível busque um contato pessoal, o debate e o relacionamento com seres igualmente humanos, mesmo que para isso utilize a tecnologia da informação.

É no relacionamento - real ou virtual - que a sinapse se exterioriza envolvendo os cérebros próximos ou conectados, gerando imprevisíveis centelhas de novos conhecimentos numa cadeia sem fim. Este é o aprendizado por contato e a verdadeira disseminação do saber.

Aprenda a se comunicar melhor, com mais criatividade e credibilidade, aprimorando sua capacidade de oratória. Em um curso de oito horas de vídeo Mario Persona compartilha sua experiência e conhecimento adquiridos em mais de vinte anos de palestrante.

Conheça agora mesmo

 

 

contato@mariopersona.com.br

(19) 9 9789-7939

Redes sociais Instagram Twitter Linkedin Youtube

www.mariopersona.com.br

Site desenvolvido por www.auranet.com.br