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A IMPORTANCIA DAS METAS NA EMPRESA – Entrevista de Mario Persona – Jornal Sescon

ENTREVISTA

A IMPORTÂNCIA DAS METAS NA EMPRESA

Fui entrevistado pelo Jornal Sescon Campinas para uma matéria sobre a importância das metas na empresa. A íntegra da entrevista você encontra aqui.



http://youtu.be/xtj1pYnIKiw

P. Metas cada vez mais desafiadoras e pressão por desempenho no curto prazo ajudaram a criar a cultura de urgência nas companhias e nos profissionais. Quando essa tendência surgiu?

Mario Persona - Metas sempre existiram nas empresas, porque todo trabalho é feito com um objetivo de lucro e esse objetivo geralmente tem um prazo para ser alcançado. O que existe hoje é algo mais formal e parte dos modernos processos de gestão e também uma pressão maior do mercado por causa da grande competitividade. Uma empresa que não seja capaz de cumprir seus compromissos com os clientes, que são resultado das metas traçadas para isso, pode ser engolida pela concorrência.

Mas que as metas devem gerar pressão, isso é inevitável. Infelizmente nem todos reagem da mesma maneira à pressão e ao estresse e podem culpar o rigor das metas. Numa guerra você encontra os soldados indo para o campo de batalha e retornando em três condições: alguns retornam heróis, outros voltam indiferentes e há ainda um número de loucos criados pelas condições de extremo estresse.

Embora a pressão da batalha seja menor, nas empresas a responsabilidade de cumprir metas sob pressão também pode deixar sequelas se a equipe não for bem administrada. Um bom gerente sabe identificar na sua equipe quais os que suportam maior ou menor pressão e que desempenham melhor em diferentes condições de trabalho. Cabe ao gerente distribuir os trabalhos de acordo não só com a competência de cada um, mas também de sua capacidade de suportar pressão.

P. Esse comportamento afeta os negócios e a qualidade? De que maneira?

Mario Persona - O primeiro impacto é sobre o clima organizacional, já que pessoas estressadas ficam mais irritadiças e podem gerar conflitos na equipe. Quando o clima organizacional é ruim a produtividade cai e a qualidade dos serviços fica comprometida. Não raro existe a necessidade de retrabalho, o que significa custos para a empresa e o encarecimento do produto ou serviço final. O descontentamento pode também aumentar a rotatividade na equipe, o que também tem um custo para a empresa.

P. A tecnologia tem influencia sobre essa questão? Como?

Mario Persona - Acredito que sim, pois a tecnologia hoje já coloca sobre nós uma pressão que nem sempre detectamos. É comum vivermos ansiosos para verificar a conta de email, as mensagens de texto, o Twitter, o Facebook etc. O ser humano é um pouco servo da tecnologia e você percebe isso quando as pessoas interrompem uma reunião ou algo importante para atender a um telefonema que nem sabem se tem importância. O telefone é visto como tendo uma importância maior que a comunicação presencial ou outras atividades.

P. O que deve ser feito para evitar essa situação?

Mario Persona - Um gerente eficaz saberá não apenas estabelecer metas, mas principalmente planejar suas metas. Ele deve estabelecer metas específicas e evitar qualquer objetivo vago para os trabalhos. As metas também devem ser desafiadoras, isto é, precisam instigar o colaborador a dar o melhor de si. É claro que isto significa que as metas virão num crescente, como são os desafios impostos sobre um atleta. Ele nunca irá querer fazer menos do que foi capaz da última vez. Porém as metas devem ser aceitáveis, portanto metas impossíveis de serem atingidas sob o pretexto de obrigar cada um a dar o máximo de si podem ter o efeito contrário quando o colaborador percebe que a meta é claramente inviável. Mesmo dentro de uma meta há etapas e prioridades que devem ser esclarecidas, para que não haja perda de energia tentando descobrir o que fazer primeiro. Uma vez cumprida uma meta, a equipe deve receber um feedback para saber o que fez e qual o impacto que isso terá no trabalho geral da empresa. Finalmente é preciso recompensar o cumprimento das metas, como fazemos com atletas. A recompensa pode ser apenas um gesto de parabéns, mas deve existir, pois somos motivados por recompensas.

Entrevista concedida ao Jornal Sescon Campinas em 05/04/2012.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que eu disse na hora da entrevista, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br


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