ENTREVISTA

aa

A importância da ética no ambiente de trabalho

Qual o papel da ética no sucesso de um profissional atualmente? A falta de ética atrapalha
seu crescimento?

Mario Persona – Em uma época quando as empresas procuram ser transparentes e oferecer produtos transparentes, que não reservem surpresas para os consumidores, é coerente que as pessoas que produzem e vendem esses bens sejam também transparentes e não reservem surpresas. Ao contrário do que acontecia no passado, quando a falta de comunicação entre consumidores limitava as reclamações e críticas ao pequeno círculo de relacionamento de cada um, hoje qualquer cliente insatisfeito é capaz de espalhar sua insatisfação por textos, áudio e até vídeo para milhares de pessoas, colocando em risco marcas e profissionais.

Como você conceitua ética profissional?

Mario Persona – Há longas explicações para ética, porém creio que a mais fácil e útil para o dia-a-dia de qualquer profissional é adotar como comportamento ético a prática daquilo que ele também gostaria que os outros fizessem a ele próprio. Quando perguntamos: “Será que eu gostaria que alguém fizesse isso comigo?”, estamos fazendo um julgamento da ética em nosso próprio modo de agir.

Esse é um assunto pouco visto durante a graduação ou cursos de qualificação?

Mario Persona – Ainda vivemos em um mundo onde o mais esperto é quem supostamente se dá melhor e existe também uma idéia instintiva em nós de competição selvagem e de sobrevivência do mais forte. Porém não é seguindo nossos instintos que chegamos a um comportamento ético. Creio que falta no ensino dosar melhor a idéia de querer ser o primeiro com o comportamento ético.

Se a pessoa não teve contato com o assunto, como ele pode procurar conhecimento?

Mario Persona – Acredito que ética esteja mais associada ao berço e ao exemplo recebido na formação do caráter, do que a uma habilidade que adquirimos através do aprendizado. Existem pessoas que têm uma dificuldade enorme para adotar um comportamento ético porque foram criadas com mentiras, ensinadas a enganar, a furar a fila, a subornar e tantas outras coisas que ferem a ética e os costumes de uma sociedade civilizada. A reação que um profissional percebe em seu ambiente, das pessoas que o cercam, pode lhe dar uma indicação se o seu comportamento é ético ou não.

Na prática, quais as principais questões éticas com as quais o profissional se depara no ambiente de trabalho?

Mario Persona – São muitas, mas a grande dificuldade fica por conta da hierarquia, que exige um comportamento ético do profissional para com a empresa, mas às vezes exige o contrário em relação aos clientes, fornecedores e concorrentes. Dois pesos e duas medidas não funcionam por muito tempo. Se eu exigir que meu funcionário seja mentiroso, corrupto e ladrão em seu comportamento para com os de fora visando a lucratividade da empresa, não posso me surpreender se descobrir que ele está mentindo, corrompendo e roubando também no ambiente interno.

Entrevista concedida ao jornal A Crítica (Manaus) em 20/11/2007 para uma matéria sobre ética profissional, “Atitude que compromete”, publicada em 26/11/2007 no caderno “Oportunidades”.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que disse na hora e posso nunca mais conseguir dizer, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui.