Dieta pra boi dormir
por Mario Persona



Via Amazon.com chegou um presente de minha filha. Um livro, “The Food Revolution — How your diet can help save your life and our world”. Em português claro, “A Revolução Alimentar — Como sua dieta pode ajudar a salvar sua vida e nosso mundo”. Minha dieta? Dieta eu não tenho, mas captei a mensagem.


Minha filha sabe que houve uma época quando eu só comia alimentos integrais, torcia para os bois continuarem vivos e subia o dobro de degraus usando metade do oxigênio que utilizo hoje. Enfermeira e comprometida com qualidade de vida, minha filha deve achar que ainda existe esperança para mim. Daí ter enviado o livro com duplo objetivo: “Ajudar a salvar sua vida e nosso mundo”.

Vou começar pela vida e deixar o mundo para uma segunda etapa. Coincidência ou não, só de ler o prefácio do livro já emagreci três quilos. Talvez não seja exatamente o livro, mas a TV Barbante. É que desde que o Mario aqui começou a brincar de Marinho passei a me assustar com a própria imagem. Ou pelo menos com o que cabe dela na câmera. Dizem que a TV engorda as pessoas. É verdade. Engordei de tanto assistir e comer.

Mas não estou só. Há no mundo mais de um bilhão de gordinhos, além de 300 milhões de gordões ou obesos. Alguns dizem que têm “ossos largos”, é mole? Então não é osso. Em números redondos, 15% das crianças brasileiras estão obesas e as mais pobres engordam as estatísticas. Junte um sacão de salgadinhos, desses vendidos na feira por centavos, com dois litros e meio de refrigerante barato e você tem um engana-a-fome melhor que pastel frio. Empanturra e desnutre ao mesmo tempo.

A prevenção e o combate à obesidade viraram um grande negócio. É só ver o crescimento da indústria de alimentos integrais, equipamentos para manter a forma, SPAs e serviços do tipo roto-rooter de banha — o nome é lipoaspiração — e você tem uma idéia dessa cadeia alimentar de serviços que cresce mais que barriga.

Com tudo isso engordando meus pensamentos, decidi começar a dieta pela despensa. A partir de agora vai ser tudo integral e natural, como nos velhos tempos. Estou me empanturrando de saladas e já é possível notar a diferença. Reparou na TV Barbante como estou ficando verde?

Se vou economizar com isso? Imagine! Já entrou numa loja de integrais, naturais et cetera e tais? É mais caro emagrecer sem comer do que engordar comendo. Tudo o que vem escrito “Light” pesa o dobro no bolso, sem contar que você vai acabar comendo duas vezes mais para ficar satisfeito.

Aproveitando a sinistrose das vacas loucas e galinhas com sinusite, decretei também que carne nesta casa só entra andando ou em lata — neste caso, só atum e sardinha light. Frango, nem resfriado. E se depender de mim o boi vai poder dormir sossegado. Vou mantê-lo no mínimo a uns 50 metros de minha geladeira. É a distância de casa até a churrascaria da esquina.

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Emagrecer Também é Marketing
J. RUI BIANCHI

Personagem de seu próprio livro, o dr. José Rui Bianchi viveu na pele as dificuldades e angústias de quem convive com um peso muito acima do seu ideal. Vencedor na luta contra a obesidade, ele relata como conseguiu emagrecer mais de 30 quilos em cinco meses e manter-se bem. Nas páginas seguintes você vai descobrir que a reeducação alimentar associada à atividade física contribuíram muito, mas que a determinação em gostar de si mesmo foi o que garantiu o sucesso na busca de um marketing pessoal mais positivo. A obra mostra também as vantagens pessoais do ex-obeso em sua vida familiar, social, profissional, emocional e sexual, levando o indivíduo a tomar consciência do seu corpo e o ensinando a manter-se “em forma”. O resultado não se resume em proporcionar maior Qualidade de Vida, mas também permite a conquista do triunfo pessoal. Os gordos descobrirão a vitória da força de vontade e, na certa, procurarão imitar o autor em busca de uma vida melhor, mais saudável e, conseqüentemente, mais feliz. Os conhecimentos registrados aqui são válidos não só para os obesos que querem emagrecer, mas também para os ex-obesos e para os magros que não querem engordar. Um método eficaz para quem quer mudar suas atitudes frente ao emagrecimento.

O livro vem acopanhado de um CD o qual ajudará o leitor de forma decisiva nesse processo de mudança, apresentando exercícios práticos e de fácil acesso. Os conhecimentos são adquiridos com comodidade, pela audição. Cabe ao leitor colocar em prática esses ensinamentos.