Comunicação e Marketing Profissional
por Mario Persona



Convite: Curso de Comunicação e Marketing Profissional

Dia 24 de Novembro (segunda-feira), das 9:00 às 18:00hs darei um curso de Comunicação e Marketing Profissional na Câmara de Arquitetos e Consultores em São Paulo. Mais informações aqui ou no endereço/telefone/e-mail a seguir.


Minha participação é em um módulo de um curso maior, Gestão Empresarial para a Construção com 64/horas aula, mas neste meu módulo de 8 horas pretendo tratar do profissional de um modo geral (eu mesmo sou arquiteto, embora não praticante). A inscrição pode ser feita em um ou mais módulos. Segue programa:

Dia 24 de Novembro de 2003
Segunda – das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas
Carga horária: 8 horas/aula

Investimento – Módulo 07:
Profissionais: R$ 440,00 valor à vista ou parcelado em duas vezes
Comunidade Câmara de Arquitetos:
R$ 390,00 valor à vista ou parcelado em duas vezes

Obs.: No valor deste curso já está incluído o livro “Gestão de mudanças em tempos de oportunidades” – Mario Persona – Editora Futura.

Hoje o profissional não pode mais ficar esperando pelo cliente. Vivemos em uma sociedade extremamente competitiva, que nos diz o que comprar, o que vestir, o que comer, o que fazer ou aonde ir. Pessoas e empresas atentas para as necessidades humanas se apressam em mostrar que podem satisfazê-las. E o profissional, o que faz?

No ranking das necessidades de todo ser humano, onde você colocaria a sua especialidade? Quando alguém procura por um profissional, também busca conhecer melhor a pessoa, suas competências e potencial. Portanto, mostrar esse lado humano é o primeiro passo para uma estratégia de marketing bem-sucedida. As pessoas querem conhecer melhor quem irá atendê-las e com que competência saberá fazê-lo. Quanto de você está sendo revelado para que elas possam confiar?

As pessoas parecem trabalhar cada vez mais para ganhar cada vez menos, enquanto vêem sua imagem e seu trabalho sendo desvalorizados. Isso pode ser revertido com ações éticas de marketing. Depois deste curso você irá querer trabalhar sua imagem a partir de questões como estas, que serão levantadas, comentadas e acompanhadas de recomendações:

· Que valor o seu cliente enxerga em seu serviço?
· Que imagem você gostaria que ele tivesse de você?
· Que uso você faz do poder de propagação de clientes-aliados?
· Que linguagem utiliza para conversar com seu público?
· Quanto de humano está impregnado em seu atendimento?
· Qual é seu cliente ideal?
· Quais os tipos de clientes que gostaria de ter em maior número?
· De onde vêm seus clientes e quais são seus interesses?
· Quem são seus competidores e em quê são bem-sucedidos?
· De que forma você gostaria de ficar mais conhecido?
· Que tipo de informação e treinamento recebe sua equipe de apoio?
· Qual seu relacionamento com colegas e como você os promove?
· O que fazer para aumentar o número de indicações?
· Que estratégia de comunicação você criou para sua atuação?
· Qual seu relacionamento com a mídia e que oportunidades aproveita?
· Que tipo de material promocional você utiliza?
· Quais as técnicas que utiliza para fazer uma apresentação ou falar em público?
· Como a Internet tem contribuído em sua carreira?

Objetivo:
– Valorizar a pessoa, profissão e atividade do profissional que negocia e vende produtos e/ou serviços
-Desenvolver um pensamento estratégico de marketing pessoal, de produtos e serviços
– Estimular o pensamento investigativo e criativo na negociação e venda
– Usar novas estratégias de contato para conquistar atenção e interesse
– Descobrir quem toma decisões e criar contatos de qualidade
– Entender como as pessoas tomam decisões
– Entender a questão preço x valor e fugir da commoditização
– Neutralizar argumentações
– Saber como obter informações úteis sem perder o foco
– Transformar frustrações em possibilidades de negócio
– Exalar credibilidade
– Criar um senso de urgência para a tomada de decisões
– Gerenciar necessidades, possibilidades e expectativas

Programa:
– Fugindo da robotização para não perder a função
-O que você tem de especial é seu diferencial
– O produto ideal é criar sensação profissional
– A criatividade que mistura fantasia com realidade
– Criando uma marca quente no cérebro de seu cliente
– Ousando pegar um atalho que valorize seu trabalho
– Sua apresentação é o que causa maior sensação
– Como ser mais conhecido sem ficar convencido
– A reciclagem constante é sempre importante
– Imprimindo uma imagem mental com seu estilo pessoal
– Descobriu o que deixa contente aquele fiel cliente?
– Capa é tudo na hora de vender conteúdo
– Entrando no mercado real com um endereço virtual
– Quem mais clientes encaminha: o colega ou a vizinha?
– Ostras rugosas que escondem pérolas preciosas
– Dando um lugar destacado a quem lhe ajudou no passado
– Quando o dinheiro não der, imite a “Bruxa de Blair”
– Se surpreender, ninguém irá esquecer
– Quebrando o gelo e manias com novas tecnologias
– Você revela a seus colaboradores quem são seus amores?
– Nunca deixe seu ouvinte sem o prefácio seguinte
– O cliente na rede mundial: meu bem, meu mal.

Maiores informações :
Câmara de Arquitetos e Consultores
Rua Miguel Cabrera, 43 – Cep.: 01252-090
(Altura do nº 1700 da Av. Sumaré)
São Paulo – S.P
Tel/Fax: (011) 3868-3090
E-mail: cursos@camaradearquitetos.com.br