PALESTRA, SEMINÁRIO, WORKSHOP ou TREINAMENTO

Gestão do conhecimento para a inovação e criatividade na empresa

aa

Para competir em uma economia baseada no conhecimento, as empresas começam a perceber que devem administrar o intangível. Uma das particularidades desse recurso — oconhecimento — é que ele só existe na forma de um princípio ativo.

Conhecimento não é acúmulo de informações, embora informações acumuladas estejam em sua composição. Não é questão de tecnologia, embora tecnologia seja uma ferramenta indispensável à sua gestão e disseminação. O conhecimento é o ouro fluido, o Eldorado da nova organização.

Mas ele pode se transformar em mera miragem quando dissociado do ser humano. Nunca a humanização dos recursos foi tão importante como agora, quando o poder das empresas está no conhecimento que flui em suas veias. Ele brota de fontes humanas, alimentadas de nutrientes que encontram fora e dentro de seu ambiente, formando um organismo vivo, fértil e fertilizador. Nunca a empresa precisou ser tão viva para sobreviver. Nunca ela precisou tanto de uma cultura de aprendizagem organizacional para ser competitiva.

  • A organização que aprende e como ela aprende
  • Investindo em gestão do conhecimento
  • Criatividade e inovação
  • O cérebro e o processo de criação
  • A aprendizagem gerada pela diversidade
  • A influência no mercado na aprendizagem organizacional
  • O que é conhecimento e como é gerado
  • Como identificar o valor do conhecimento
  • Quem detém o conhecimento na empresa
  • Onde encontrar conhecimento e como disseminá-lo
  • Como criar um ambiente propício à geração do conhecimento
  • Identificando compradores, vendedores e corretores de conhecimento
  • Mudanças culturais são necessárias para aprender e ensinar
  • O papel da tecnologia na gestão do conhecimento
  • Como transferir conhecimento
  • O valor da equipe na geração e disseminação de conhecimento
  • Criatividade individual no contexto de equipe
  • A importância de cada um no processo de geração de idéias
  • Desenvolvendo o pensamento investigativo
  • O humor: atalho mais curto para o cérebro

Assista na TV Barbante:

Gestão do Conhecimento


Inteligência coletiva X Mesmice coletiva


Sinergia