ENTREVISTA

Transforme seu diário numa TV Digital

Fui entrevistado pelo jornal O Estado de São Paulo para uma matéria do caderno Link falando sobre videologs.

TV Barbante no caderno Link do Estadão

O repórter encontrou minha TV Barbante no Google e queria saber mais sobre a experiência. Conversamos por telefone e contei que estava surpreso com o número de mensagens que estava recebendo por conta da idéia e do momento. O ano de 2006 promete ser o ano do videolog, já que cresce rapidamente o número de pessoas com acesso a banda larga.

Uma das perguntas do repórter do Estadão foi sobre a ligação daTV Barbante com meu trabalho profissional, se eu pretendia fazer propaganda ali, se já podia ver resultados etc. Como a TV Barbante estava no ar há pouco mais de 20 dias, nem eu sabia responder sobre os resultados. Mas o número de e-mails recebidos mostrava que estava sendo vista. Mas não pretendia transformar a TV em um comercial de meus produtos e serviços. Seria sair do propósito de um videolog, que é o da informalidade. Pelo menos o meu é assim, amarrado com barbante.

É claro que um dos resultados do vlog será o de levar pessoas ao meu site profissional ou até servir para clientes avaliarem minha atuação antes de me contratarem como palestrante ou para ministrar cursos e treinamentos. Mas o bom mesmo é se a TV Barbante for enxergada como uma forma de ensinar pessoas, pois é esta imagem que as empresas também precisam aprender a passar. Já estamos "por aqui" de sites, blogs e videologs corporativos que ficam exaltando predicados e virtudes do próprio umbigo.

Outro erro no qual expliquei que não queria incorrer é o de tentar ser TV convencional. As próprias limitações de um vlog ou video-blog já apontam para um caminho alternativo. Ninguém vai parecer TV de verdade naquela telinha do tamanho de um selo de carta. É preciso criar uma linguagem própria, pessoal, diferente, ou apenas as moscas irão assistir.

Para ver como ficou a matéria do Estadão sobre o assunto,clique aqui. Ou visite a TV Barbante.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br