PALESTRAS, SEMINÁRIOS E WORKSHOPS

COMUNICAÇÃO em Segurança no Trabalho e Qualidade de Vida

Palestrante Mario Persona

Segurança começa de cima…

Quando uma empresa pode crescer com segurança? Quando seus líderes sabem conscientizar sua equipe de que segurança e qualidade de vida são hoje diferenciais competitivos, tanto para o profissional, como para a empresa onde atua.

Hoje grande parte dos problemas de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente nas empresas não estão na falta de normas, procedimentos ou regras claras, nem na falta de equipamentos de proteção individual ou de dispositivos que permitam um ambiente de trabalho mais seguro, mas na falta de comunicação e conscientização.


Notícia no Boletim da SIPAT da Itaipu Binacional

Quando a comunicação e o exemplo falham…

Quando o exemplo e a comunicação de segurança não vêm de cima, as pessoas acabam acatando as informações padronizadas de políticas e procedimentos de forma mecânica, sem muitas vezes entenderem o real valor daquilo. Quando o trabalhador não consegue perceber claramente o quanto ganha com a prática da segurança, acaba adotando os procedimentos tão somente como normas obrigatórias e deixando-os de lado sempre que percebe que não há uma vigilância ou cobrança.

A comunicação em segurança – como acontece com outros aspectos da comunicação – é um ato de ajuda, a provisão de um benefício que levará meu colaborador a compreender melhor seu papel na equipe e na empresa, tornando-se motivado e se transformando também em instrumento de motivação daqueles que o cercam.

A importância da liderança na comunicação

Esta palestra tem por objetivo ajudar os líderes a comunicarem melhor o valor da segurança para o trabalhador, e em como uma atitude segura pode trazer um incremento real à sua saúde, qualidade de vida e até mesmo no desenvolvimento de sua carreira. 
Diretores, gerentes, coordenadores e supervisores aprenderão a comunicar aos seus liderados as vantagens de se adotar uma postura condizente com os investimentos que a empresa faz em segurança, qualidade de vida e crescimento profissional, ações essas que levam ao sucesso corporativo e de atuação da empresa na sociedade como entidade ética e responsável.

Principais tópicos:

– Descobrindo a importância da comunicação em segurança
– O processo de percepção
– A importância do pensamento criativo e da intuição na comunicação
– Obtendo dados: Aprendendo a escutar e a enxergar
– Respeito, transparência e agilidade
– Criando empatia e comunicabilidade
– Hierarquia das necessidades, desejos e expectativas
– O poder da palavra

A mensagem da segurança:

– O perigo do excesso de autoconfiança
– Trabalhando para o cliente, o verdadeiro patrão
– De empregado a investidor: mudança que agrega valor
– Capital social e influência na qualidade de vida de outros
– Responsabilidade e comprometimento no trabalho
– Flexibilidade e pro atividade para conquistar resultados
– Ética e consciência profissional para com a própria segurança
– Segurança como atitude e prática de vida
– Orgulho humano e autossuficiência na causa de acidentes
– Entendendo o estresse e suas reações físicas e psicológicas
– A segurança e qualidade de vida como lição de casa
– Qualificação profissional e atitude
– A busca da satisfação imediata como causa de acidentes
– Entendendo seu lugar e sua importância na empresa
– I nvestindo em atitudes seguras para crescer profissionalmente
– A responsabilidade para com os colegas, a família e a sociedade
– Consciência e senso de observação na detecção de riscos
– Encarando o trabalho como fonte de prazer e crescimento

Veja também os temas: Segurança no Trabalho e Meio ambiente

Enquanto a maioria dos temas relacionados à segurança no trabalho limita-se a aspectos importantes como saúde e integridade do trabalhador, este tema vai além, procurando mostrar que a falta de uma boa comunicação de segurança, e por conseguinte um maior índice de acidentes, influi na qualidade e preço do produto ou serviço, comprometendo a competitividade e o crescimento da empresa. O resultado disso atinge também o bolso do colaborador, reduzindo as oportunidades e possibilidade de crescimento em sua carreira.

Assista na TV Barbante:

Comportamento seguro
Trecho de palestra na Goodyear para diretores e gerentes
Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=-HmUghjeMkI





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PALESTRA: Apresentação de um tema do palestrante para o público, transmitindo informações e emoções. O ambiente deve ser organizado como um auditório. Não há limite de público, podendo ser fechada ou aberta. Pode durar de 1 a 2 horas, sendo o ideal uma hora e meia. Público interno e externo.


SEMINÁRIO: Semelhante à palestra na forma de apresentação, porém pode incluir discussões e interação com o público, fazendo o apresentador também o papel de moderador. Ambiente organizado em auditório. Não há limite de público, podendo ser fechado ou aberto. De 3 a 8 horas de duração, com intervalos.


WORKSHOP: Reunião de consultoria e trabalho dirigido onde todos discutem um tema ou problemas, buscando soluções. Há um compartilhamento de informações e idéias. O ambiente é informal, com as pessoas sentadas em círculo. Ideal entre 8 e 25 participantes, em geral da própria empresa. De 3 a 8 horas de duração, com intervalos. Pode ser visto também como uma consultoria em grupo.

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