Quer publicar estas crônicas em seu
site?
[Anterior: "Ex-Zécutivo"] [Página Inicial] [Próximo: "O case do blog corporativo"]
02/02/2006
Cenas de nudez
por Mario Persona
:laugh: Quando criei meu blog, não imaginei que iria publicar cenas de nudez. Descobri agora que venho fazendo isso sistematicamente. Hoje vejo que quem publica se expõe, fica nu e até desnuda quem não publica. Antigamente o rei estava nu e não sabia. Hoje pessoas e empresas ficam peladas, saibam elas ou não.
"Há alguns anos adotei para meus alunos de Administração e MBA o blog como exercício acadêmico. Cada um criou o seu, relacionado aos temas discutidos em classe, e hoje alguns agradecem pela visão que isso lhes deu. Tive até alunos chamados para entrevistas de emprego depois que seus blogs foram achados e impressionaram os empregadores. Por outro lado, infelizmente já encontrei empresas e instituições de ensino que bloqueiam o acesso a blogs em suas redes. Estão bloqueando o futuro."A comunicação do futuro é a comunicação do passado - gente falando com gente com jeito de gente. Nada sofisticado, nada de mais, nada de menos. Pessoas costumam confiar em pessoas e os blogs oferecem isto. - Oh! - exclamarão os mais reservados - Como confiar no que dizem nos blogs?! Melhor não, ou pelo menos nem em tudo. Mas isso não altera seu poder e impacto. Em 2001 escrevi "O diário de Kaycee Nicole", sobre o blog de mesmo nome. Um diário falso, de uma menina inexistente e doente que morre na última mensagem, postada por uma criativa e mentirosa mãe. Ela comoveu milhares de pessoas descrevendo, na primeira pessoa, o dia-a-dia e a luta de uma adolescente contra o câncer. De lá para cá milhões de blogs invadiram o espaço virtual, uns bons, outros úteis apenas para uma ou duas pessoas: a que escreve e, se existir, a que lê. Conheci uma mãe que só vê os filhos adolescentes de vez em quando, culpa da distância do trabalho. Eles não sabem, mas ela monitora suas andanças por seus blogs. Neles fica sabendo aonde foram, com quem e o que fizeram, com direito a fotos tiradas com celular. No blog eles contam, para os amigos, o que jamais contariam para a mãe, leitora de carteirinha. Todos os dias alguém descobre uma nova utilidade para os blogs. Quando fazia enfermagem na Unicamp, minha filha Lia Persona Hadley, autora de um livro também na forma de diário, desenvolveu um projeto com o título "O uso da linguagem escrita no processo do cuidar". Ela pesquisou os diferentes efeitos que o ato de escrever têm sobre a saúde e o bem-estar das pessoas. "Pesquisas científicas têm demonstrado dados mais concretos sobre a eficácia do uso da linguagem escrita no processo terapêutico. O uso da escrita no cuidar possibilita ao cliente expressar melhor o que sente e o que pensa explorando o campo psicossocial. A enfermagem poderia estar apta para utilizar esse instrumento na sua prática." - escrevia Lia no prefácio. Lá estão expressões utilizadas há anos até por quem não as conhece, "Poetry Therapy" (Terapia Poética), "Poetic Medicine" (Remédio Poético) e "Creative Righting", trocadilho com "writing", no sentido de reassumir o equilíbrio de forma criativa por meio da escrita. Práticas seculares, que hoje podem ter seus efeitos potencializados pela ferramenta blog de publicação instantânea. Em minha crônica "Blogterapia", escrevi: "Se existisse a Internet, Anne Frank teria escrito um blog. A terapia seria a mesma, mas ela teria, em suas informais mãos, o quarto poder da informação. As mesmas palavras que curavam seus medos e receios seriam sussurradas on-line em tempo real. Viajariam à velocidade do pensamento por arames nada farpados. Se não pudesse deter a crueldade, ao menos ajudaria a pensar as feridas isoladas de muitas Annes." Naquela crônica eu revelava a criação, em 2001, de meu blog "The Tora-Bora Manuscripts", escrito em inglês sob o pseudônimo de Ali Kilabah, para aliviar o estresse durante as madrugadas. O remédio fez bem enquanto durou. Os blogs continuarão desnudando almas. Todos os dias milhões de pessoas, despudoradas, irão escancarar para quem quiser ler coisas que não diriam a um terapeuta qualquer. Como faço em meus diferentes blogs, criados em diferentes momentos, para diferentes estados de ânimo e vontades de expressão. Como um atleta que precisa se exercitar, escrevo nem que seja apenas para manter o tônus das letras, a circulação das frases e o fôlego da narrativa. Quando não estou falando de marketing em meu "CAFE", você me encontra extasiado visitando a galeria do Pintor em Minha Janela ou contando o que fazia no Afeganistão após o 11 de setembro, procurando pelos "The Tora-Bora Manuscripts". Ou me acha no "Quero Contar...", tentando enxergar como a vida é vista pelos olhos cegos de meu filho e viajando nas rodas da cadeira de um portador de deficiências. Sim, nos blogs posso me despir e me vestir à vontade, e me sinto bem. Nu ou vestido, ruborizado ou não. Acho melhor assim. Que o rei saiba que está nu antes que outros precisem avisá-lo. >>> [>> Envie a um amigo >>] Use o formulário abaixo para comentar. | | Naked Conversations : How Blogs are Changing the Way Businesses Talk with Customers by Robert Scoble, Shel Israel
An Excerpt from Naked Conversations:Bloggings's Six Pillars: There are six key differences between blogging and any other communications channel. You can find any of them elsewhere. These are the Six Pillars of Blogging: 1.Publishable.Anyone can publish a blog.You can do it cheaply and post often. Each posting is instantly available worldwide. 2.Findable. Through search engines, people will find blogs by subject, by author, or both. The more you post, the more findable you become. 3.Social. The blogosphere is one big conversation. Interesting topical conversations move from site to site, linking to each other. Through blogs, people with shared interests build relationships unrestricted by geographic borders. 4.Viral. Information often spreads faster through blogs than via a newsservice. No form of viral marketing matches the speed and efficiency of a blog. 5.Syndicatable. By clicking on an icon, you can get free "home delivery" of RSS- enabled blogs into your e-mail software. RSS lets you know when a blog you subscribe to is updated, saving you search time. This process is considerably more efficient than the last- generation method of visiting one page of one web site at a time looking for changes. 6.Linkable. Because each blog can link to all others, every blogger has access to the tens of millions of people who visit the blogosphere every day. You can find each of these elements elsewhere. None is, in itself, all that remarkable. But in final assembly, they are the benefits of the most powerful two-way Internet communications tool so far developed. Robert Scoble helps run Microsoft’s Channel 9 Web site. He began his blog in 2000 and now has more than 3.5 million readers every year. Scoble’s blog has earned acclaim in Fortune magazine, Fast Company, and The Economist. Shel Israel played a key strategic role in introducing some of technology’s most successful products, including PowerPoint, FileMaker, and Sun Microsystems workstations.He’s been an expert on innovation for more than twenty years. |
Respostas: 2 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?
Então que eu gosto tanto de blogs, do meu e de lê-los pela internet, que até ganhei um hostee esse final de semana. Admito que com a invasão dos fotologs os blogs ficaram abandonados e os que pouco existem nem sempre são atualizados... eu mesma passo por esse sufoco quando quero ler algo de qualidade e nem sempre encontro bons blogs, sorte a minha de ter bons links em meu blog que me salvam! Já não sei se posso dizer o mesmo do meu blog, é atualizado constantemente mas não sei se gostam de ler. Leio muito, leio revistas, blogs, livros e até bula (sou alérgica a muitas composições e por isso tenho que ler antes de tomar algo errado) e tento escrever bem. Bom, sempre que venho comentar aqui, acabo me empolgando e meu comentário acaba ficando do tamanho de seus textos. Abraços, e vamos vestir alguma coisa... nudez assim, ai ai, podemos pegar uma gripe!
Enviado por Pâmela Machado em 06/02/2006
Cheguei aqui através do blog Verbi Gratia. Estou impressionada. Não é um blog, é uma revista eletrônica e das melhores! Parabéns.
Enviado por Blog da Santa em 03/02/2006
Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.
Quer falar em particular? Envie um e-mail para contato@mariopersona.com.br
Leia outros textos nos arquivos.
|