Mario Persona é PALESTRANTE, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão, falar em público, redação.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Crônicas de Negócios é um boletim eletrônico periódico de Mario Persona, palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

Crônicas de Negócios é um boletim eletrônico periódico de Mario Persona, palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing, autor de Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Marketing Tutti-Frutti e Crônicas de uma Internet de Verão e do e-learning Qualidade no Atendimento. Palestras, workshops, coaching, seminários e treinamentos de vendas, negociação, marketing, estratégia, comunicação, planejamento, gestão participativa, falar em público, redação para a web.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Ex-Zécutivo"] [Página Inicial] [Próximo: "O case do blog corporativo"]

02/02/2006 Cenas de nudez
por Mario Persona

:laugh: Quando criei meu blog, não imaginei que iria publicar cenas de nudez. Descobri agora que venho fazendo isso sistematicamente. Hoje vejo que quem publica se expõe, fica nu e até desnuda quem não publica. Antigamente o rei estava nu e não sabia. Hoje pessoas e empresas ficam peladas, saibam elas ou não.

A matéria da edição 860 da revista EXAME é oportuna. "Blogs - SUA EMPRESA ESTÁ NUA - Os blogs podem ser uma ameaça ou uma grande oportunidade para seus negócios". Revela uma tendência que já vem se solidificando há anos e para a qual muita gente já acordou. Mas a maioria nem tanto. Hoje decidi enviar um e-mail para a revista, dizendo:

"Há alguns anos adotei para meus alunos de Administração e MBA o blog como exercício acadêmico. Cada um criou o seu, relacionado aos temas discutidos em classe, e hoje alguns agradecem pela visão que isso lhes deu. Tive até alunos chamados para entrevistas de emprego depois que seus blogs foram achados e impressionaram os empregadores. Por outro lado, infelizmente já encontrei empresas e instituições de ensino que bloqueiam o acesso a blogs em suas redes. Estão bloqueando o futuro."

A comunicação do futuro é a comunicação do passado - gente falando com gente com jeito de gente. Nada sofisticado, nada de mais, nada de menos. Pessoas costumam confiar em pessoas e os blogs oferecem isto.

- Oh! - exclamarão os mais reservados - Como confiar no que dizem nos blogs?!

Melhor não, ou pelo menos nem em tudo. Mas isso não altera seu poder e impacto. Em 2001 escrevi "O diário de Kaycee Nicole", sobre o blog de mesmo nome. Um diário falso, de uma menina inexistente e doente que morre na última mensagem, postada por uma criativa e mentirosa mãe. Ela comoveu milhares de pessoas descrevendo, na primeira pessoa, o dia-a-dia e a luta de uma adolescente contra o câncer.

De lá para cá milhões de blogs invadiram o espaço virtual, uns bons, outros úteis apenas para uma ou duas pessoas: a que escreve e, se existir, a que lê. Conheci uma mãe que só vê os filhos adolescentes de vez em quando, culpa da distância do trabalho. Eles não sabem, mas ela monitora suas andanças por seus blogs.

Neles fica sabendo aonde foram, com quem e o que fizeram, com direito a fotos tiradas com celular. No blog eles contam, para os amigos, o que jamais contariam para a mãe, leitora de carteirinha.

Todos os dias alguém descobre uma nova utilidade para os blogs. Quando fazia enfermagem na Unicamp, minha filha Lia Persona Hadley, autora de um livro também na forma de diário, desenvolveu um projeto com o título "O uso da linguagem escrita no processo do cuidar". Ela pesquisou os diferentes efeitos que o ato de escrever têm sobre a saúde e o bem-estar das pessoas.

"Pesquisas científicas têm demonstrado dados mais concretos sobre a eficácia do uso da linguagem escrita no processo terapêutico. O uso da escrita no cuidar possibilita ao cliente expressar melhor o que sente e o que pensa explorando o campo psicossocial. A enfermagem poderia estar apta para utilizar esse instrumento na sua prática." - escrevia Lia no prefácio.

Lá estão expressões utilizadas há anos até por quem não as conhece, "Poetry Therapy" (Terapia Poética), "Poetic Medicine" (Remédio Poético) e "Creative Righting", trocadilho com "writing", no sentido de reassumir o equilíbrio de forma criativa por meio da escrita. Práticas seculares, que hoje podem ter seus efeitos potencializados pela ferramenta blog de publicação instantânea.

Em minha crônica "Blogterapia", escrevi: "Se existisse a Internet, Anne Frank teria escrito um blog. A terapia seria a mesma, mas ela teria, em suas informais mãos, o quarto poder da informação. As mesmas palavras que curavam seus medos e receios seriam sussurradas on-line em tempo real. Viajariam à velocidade do pensamento por arames nada farpados. Se não pudesse deter a crueldade, ao menos ajudaria a pensar as feridas isoladas de muitas Annes."

Naquela crônica eu revelava a criação, em 2001, de meu blog "The Tora-Bora Manuscripts", escrito em inglês sob o pseudônimo de Ali Kilabah, para aliviar o estresse durante as madrugadas. O remédio fez bem enquanto durou.

Os blogs continuarão desnudando almas. Todos os dias milhões de pessoas, despudoradas, irão escancarar para quem quiser ler coisas que não diriam a um terapeuta qualquer. Como faço em meus diferentes blogs, criados em diferentes momentos, para diferentes estados de ânimo e vontades de expressão. Como um atleta que precisa se exercitar, escrevo nem que seja apenas para manter o tônus das letras, a circulação das frases e o fôlego da narrativa.

Quando não estou falando de marketing em meu "CAFE", você me encontra extasiado visitando a galeria do Pintor em Minha Janela ou contando o que fazia no Afeganistão após o 11 de setembro, procurando pelos "The Tora-Bora Manuscripts". Ou me acha no "Quero Contar...", tentando enxergar como a vida é vista pelos olhos cegos de meu filho e viajando nas rodas da cadeira de um portador de deficiências.

Sim, nos blogs posso me despir e me vestir à vontade, e me sinto bem. Nu ou vestido, ruborizado ou não. Acho melhor assim. Que o rei saiba que está nu antes que outros precisem avisá-lo. >>> [>> Envie a um amigo >>]

Use o formulário abaixo para comentar.

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Naked Conversations : How Blogs are Changing the Way Businesses Talk with Customers
by Robert Scoble, Shel Israel

An Excerpt from Naked Conversations:

Bloggings's Six Pillars: There are six key differences between blogging and any other communications channel. You can find any of them elsewhere. These are the Six Pillars of Blogging:

1.Publishable.Anyone can publish a blog.You can do it cheaply and post often. Each posting is instantly available worldwide.

2.Findable. Through search engines, people will find blogs by subject, by author, or both. The more you post, the more findable you become.

3.Social. The blogosphere is one big conversation. Interesting topical conversations move from site to site, linking to each other. Through blogs, people with shared interests build relationships unrestricted by geographic borders.

4.Viral. Information often spreads faster through blogs than via a newsservice. No form of viral marketing matches the speed and efficiency of a blog.

5.Syndicatable. By clicking on an icon, you can get free "home delivery" of RSS- enabled blogs into your e-mail software. RSS lets you know when a blog you subscribe to is updated, saving you search time. This process is considerably more efficient than the last- generation method of visiting one page of one web site at a time looking for changes.

6.Linkable. Because each blog can link to all others, every blogger has access to the tens of millions of people who visit the blogosphere every day.

You can find each of these elements elsewhere. None is, in itself, all that remarkable. But in final assembly, they are the benefits of the most powerful two-way Internet communications tool so far developed.

Robert Scoble helps run Microsoft’s Channel 9 Web site. He began his blog in 2000 and now has more than 3.5 million readers every year. Scoble’s blog has earned acclaim in Fortune magazine, Fast Company, and The Economist.

Shel Israel played a key strategic role in introducing some of technology’s most successful products, including PowerPoint, FileMaker, and Sun Microsystems workstations.He’s been an expert on innovation for more than twenty years.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 2 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Então que eu gosto tanto de blogs, do meu e de lê-los pela internet, que até ganhei um hostee esse final de semana. Admito que com a invasão dos fotologs os blogs ficaram abandonados e os que pouco existem nem sempre são atualizados... eu mesma passo por esse sufoco quando quero ler algo de qualidade e nem sempre encontro bons blogs, sorte a minha de ter bons links em meu blog que me salvam! Já não sei se posso dizer o mesmo do meu blog, é atualizado constantemente mas não sei se gostam de ler. Leio muito, leio revistas, blogs, livros e até bula (sou alérgica a muitas composições e por isso tenho que ler antes de tomar algo errado) e tento escrever bem.

Bom, sempre que venho comentar aqui, acabo me empolgando e meu comentário acaba ficando do tamanho de seus textos.

Abraços,
e vamos vestir alguma coisa... nudez assim, ai ai, podemos pegar uma gripe!

Enviado por Pâmela Machado em 06/02/2006


Cheguei aqui através do blog Verbi Gratia. Estou impressionada. Não é um blog, é uma revista eletrônica e das melhores! Parabéns.

Enviado por Blog da Santa em 03/02/2006


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona S/C Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel/Fax (11) 3525-7338 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br