A arte do Relacionamento

Que encanta, desenvolve e mantém clientes internos

 

O profissional dos novos tempos percebeu que não trabalha para um empregador, mas para o cliente externo, o único que garante a manutenção de seu ganho. Mas o sucesso desse relacionamento com o cliente externo depende de um relacionamento coeso com a cadeia formada por fornecedores e clientes internos, elementos essenciais no atendimento dos objetivos da empresa.

Essa cadeia ou rede de relacionamentos é formada por seres humanos interdependentes e sua qualidade e sucesso nos serviços prestados dependem da qualidade dos relacionamentos. Em uma empresa de grande porte pode-se chamar de “cadeia de suprimentos” ou “cadeia de valor” a corrente formada pelos diversos departamentos e pessoas que neles atuam. Neste contexto, cada um é cliente e/ou fornecedor do colega ou área com a qual se relaciona.

O profissional consciente disso sabe que o uso pleno das habilidades e do potencial de sua equipe depende de um trabalho sistemático de valorização do relacionamento, reconhecimento e recompensas que motivem as pessoas com base no atendimento de suas necessidades, desejos e expectativas. Sabe também que todo profissional deve saber negociar para manter e ampliar o potencial dessa cadeia de relacionamentos.

Este tema ajudará seu público a se aperfeiçoar nas melhores práticas do relacionamento, atendimento e comunicação com clientes internos, além de desenvolver uma visão abrangente de sua importância na empresa.

– Atuar na melhoria do clima organizacional.
– Entender que somos clientes uns dos outros na cadeia de valor na qual estamos inseridos.
– Obter uma visão clara do cliente interno e de seu papel na cadeia de valor interna.
– Estimular a prática do CRM visando os clientes internos.
– Desenvolver uma atitude colaborativa entre pessoas e áreas.
– Compreender o que as pessoas desejam e como cativá-las.
– Aprimorar o senso de excelência e trabalho em equipe.
– Desenvolver uma cultura voltada para o encantamento, desenvolvimento e manutenção do cliente interno.

Principais Tópicos 

– Origem e destino do clima organizacional
– A cadeia de valor interna – quem são os clientes e fornecedores
– A atitude característica de quem lidera pelo exemplo e busca encantar.
– Transparência e sinceridade nos relacionamentos de longo prazo.
– O uso da comunicação como dádiva na percepção dos clientes.
– Transformando clientes internos em multiplicadores
– Resgatando antigos valores de relacionamento
– Imprimindo uma marca de valor na mente das pessoas
– Comprometimento e desenvolvimento de empatia
– Convivendo com a diversidade, descobrindo talentos e motivando a criatividade
– A importância da criatividade no relacionamento humano
– Criando uma equipe sem medo e sem máscaras
– Entendendo o conceito de qualidade vida-trabalho
– O estabelecimento de metas como elemento motivacional
– Entendendo o valor da recompensa no relacionamento
– Como criar lealdade e satisfação
– Como se comunicar melhor e gerar retenção da mensagem