Feliz Ano de Novo
por Mario Persona



Todo fim de ano é a mesma coisa. Você liga a TV e lá está um bidu de plantão prevendo o futuro. Geralmente ele trata de temas vitais para o destino da humanidade, como a vida dos artistas.


Se fosse fazer previsões nessa área eu diria que Schwarzenegger será o próximo presidente dos EUA. Não por ser o exterminador do futuro, mas por garantir milhões de votos com a promessa de que, se eleito, não fará mais filmes.

Ninguém melhor do que John Naisbitt para entender o futuro. Ele é autor de “Megatrends” e mais meia dúzia de livros de cristal. O último, “Mind Set!: Reset Your Thinking and See the Future”, eu li inteirinho nos aeroportos, graças ao controle do tráfego aéreo.

“Mind Set!” é uma configuração mental para melhor enxergarmos o futuro e nos prepararmos para ele. Naisbitt propõe um “reset” mental e a instalação de 11 mindsets* que vou reescrever aqui do meu jeito e com palpites de minha autoria:

1 – Na vida tudo é passageiro, menos o cobrador e o motorista. Apesar de muita coisa mudar, há coisas que não mudam. As pessoas continuarão a comprar, vender, trabalhar, criar filhos etc. Crie algo para as pessoas fazerem o que já fazem, só que diferente.

2 – O futuro é uma azeitona na empada presente. Conhecer história e acompanhar o presente são essenciais para se entender o futuro. O segredo é saber filtrar opiniões — inclusive as minhas — e parar de engolir tudo o que a mídia e a sociedade derramam sobre nós. Apesar do ditado popular, a voz do povo nunca foi a voz de Deus.

3 – Fique de olho no placar. Empresas dizem que vão fazer isso e faturar aquilo. Não acredite. O garoto que vende balas no semáforo é melhor que aquele CEO que se diz a última bolacha do pacote. No final do dia o garoto volta para casa com 100% de lucro. O empresário volta devendo mais para os bancos.

4 – Fazer xixi fora do penico nem sempre é ruim. Inovadores são os que desafiam o status quo e ousam fazer aquilo que ninguém acredita dar certo. Não se preocupe em estar 100% nos trilhos. Nem o professor de Einstein acreditava nele. Nem eu acredito em mim.

5 – O futuro é um quebra-cabeça. Esqueça o pensamento seqüencial e lógico. Pense aleatoriamente. Dois mais dois podem dar quatro, mas nem sempre o segundo dois está ali pertinho do primeiro.

6 – Nem o porta-bandeira fica longe do bloco. Grandes idéias fracassaram por estarem muito à frente do seu tempo. Mantenha-se dentro do alcance das vistas do mercado. Não siga este conselho se estiver devendo na praça.

7 – Se a macarronada for boa a gente até gosta da sogra. A resistência à mudança desaparece quando os benefícios são visíveis. Se as pessoas não aceitarem benefícios que são claros para mim, o problema pode estar na minha comunicação.

8 – Devagar com o andor que o santo é de barro. As coisas que esperamos acontecer sempre demoram mais do que esperamos. Nossa casa ainda não é no estilo Jetsons e nossos carros não voam. O videofone foi inventado há quarenta anos, mas só agora, com a Internet, começa a fazer sentido.

9 – Quem resolve problemas ganha salário; quem explora oportunidades ganha comissão. Resolver problemas é trabalhar no ontem, mas buscar oportunidades é viver o amanhã. Uau! Esta eu vou emoldurar!

10 – Um é pouco, dois é bom, três é demais. No time você só pode acrescentar um novo craque se tirar alguém ruim. Quando eu era menino, o professor de educação física me colocava no gol para completar onze. Depois me tirava do time quando chegava mais um. Na empresa não pode ser diferente.

11 – Não se esqueça da ecologia da tecnologia. Não tente inventar um par de sapatos modelo único para todas as mulheres. A tecnologia possibilita muitas coisas, mas elas não farão sentido se não levarem em conta as necessidades e anseios da natureza humana.

Pronto, espero que isso ajude você a se preparar para o futuro. Em seu livro Naisbitt fala ainda que a China é o país do presente e o Brasil continua sendo o país do futuro, como já era quando escreveu seu primeiro livro em 1982. Mas acredito que em 2007 muita coisa deve mudar por aqui.

Por exemplo, o presidente deixará de criticar o governo anterior. Haverá também uma moralização do parlamento, com o fim dos mensalões, valeriodutos e outras formas de remuneração informal. De agora em diante os parlamentares receberão apenas salário e ajuda de custo.

A questão do controle do tráfego aéreo também será resolvida. Com o constante cancelamento dos vôos e a busca dos passageiros por transportes alternativos, minha previsão é que em 2007 o controle do tráfego aéreo passará a ser feito pela Polícia Rodoviária.



* Estes são os Mindsets originais:

1. Most Things Remain Constant
2. The Future Is Embedded In The Present
3. Focus On The Score Of The Game
4. Understand How Powerful It Is Not To Have To Be Right
5. See The Future As A Picture Puzzle
6. Don’t Get So Far Ahead Of The Parade That They Don’t Know You Are In It
7. Resistance To Change Falls For Benefits
8. Things That We Expect To Happen Always Happen More Slowly
9. You Don’t Get Results By Solving Problems, But By Exploiting Opportunities
10. Don’t Add Unless You Subtract
11. Consider The Ecology Of Technology

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Mind Set!: Reset Your Thinking and See the Future
John Naisbitt

In his seminal works Megatrends and Megatrends 2000, John Naisbitt proved himself one of the most far-sighted and accurate observers of our fast-changing world. Mind Set! goes beyond that—Mind Set! discloses the secret of forecasting. John Naisbitt opens the door to the insights that let him understand today’s world and see the opportunities of tomorrow. He selects his most effective tools, 11 Mindsets, and applies them by guiding the reader through the five forces that will dominate the next decades of the twenty-first century.

Illustrated by stories about Galileo and Einstein to today’s icons and rebels in business, science, and sports, Mind Set! opens your eyes to see beyond media headlines, political slogans, and personal opinions to select and judge what will form the pictures of the future.

Part 1 – Mindsets: Most Things Remain Constant; The Future Is Embedded In The Present; Focus On The Score Of The Game; Understand How Powerful It Is Not To Have To Be Right; See The Future As A Picture Puzzle; Don’t Get So Far Ahead Of The Parade That They Don’t Know You Are In It; Resistance To Change Falls For Benefits; Things That We Expect To Happen Always Happen More Slowly; You Don’t Get Results By Solving Problems, But By Exploiting Opportunities; Don’t Add Unless You Subtract; Consider The Ecology Of Technology

Part 2 – Pictures Of The Future: Culture – A Visual Culture Is Taking Over The World; Economics – From Nation-State To Economic Domains; China – Will The Dragon Devour Us Or Will It Be The Dragon We Ride?; Europe – Metamorphosis To History Theme Park; Our Evolutionary Era – No Next Big Thing