Safra 1955
por Mario Persona
Hoje fiquei mais velho, ou mais experiente, mais maduro, mais próximo da terceira idade, melhor idade, seja-lá-que-idade-for. Mais velho, para resumir. Pelo Orkut descobri que a festa virtual é algo fora do normal. Ou acha normal ser lembrado por gente que você nunca viu?
Pois é assim mesmo. Muita gente dedicou alguns minutos de seu tempo para enviar parabéns. Gente que nunca vi, nunca conheci ou que jamais verei são meus amigos por lá. O que você faria se há vinte anos recebesse uma centena de cartões de pessoas que nunca encontrou? As coisas mudaram, não é mesmo?
Em 1955, quando cheguei, o mundo era muito diferente do que é hoje, embora alguns ícones daquela época continuem vivos na memória de todos. Alguém enviou um link para o site da Revista Isto É onde você coloca sua data de nascimento e ele cria uma versão online de um jornal de então. A notícia principal? Seu nascimento, evidentemente.
Lá descobri que naquele ano um novo ritmo fazia a juventude sacudir, embora no site diga “sacodir”. Será que existe “sacodir”? Pesquisei no Google e encontrei quinhentos e poucos “sacodir” contra quase 600 mil “sacudir”. Ganhou. Vamos sacudir.
Bem, o ritmo era o Rock and Roll, a moda eram os casacos de couro e as lambretas e Juventude Transviada com James Dean era sucesso no cinema. Só não diz em qual cinema, porque na época o filme só chegaria no Brasil depois da morte do ator no mesmo ano.
Já que o papo lá está pela hora da morte, morreu também a Carmem Miranda no ano em que nasci, porém nasceu a Disneylândia, enquanto o estúdio Disney colocava em cartaz A Dama e o Vagabundo. A música nas paradas internacionais era Johnny Guitar e no Brasil, O Menino da Porteira e Saudosa Maloca.
Se vai ter festa hoje? Demais da conta, em todas as ruas e clubes, mas não tem nada com meu aniversário e é bom eu deixar isto bem claro para que não mandem para cá a conta do bufê. Se vou ganhar presentes? Bem, depende de você. Mas não se preocupe, já tenho tudo o que tenho. Mas gostei de um presente que ganhei: flores.
Bem, na verdade ganhei um quadro de flores, mas descobri que não era natureza morta não. Era bem viva. E quem pintou foi o Pintor em minha janela. Se for até lá vai descobrir o que penso da experiência do envelhecer.
![]() |
|
Feliz Aniversário, Snoopy CHARLES M. SCHULZ Snoopy completa 55 anos em 2005. O beagle mais querido do mundo dos quadrinhos e sua turma têm mais de 340 milhões de tiras impressas em mais de 2600 jornais em todo o mundo. No Brasil, os livros desta turma são publicados pela Conrad Editora. Em Snoopy, Feliz Aniversário, toda a turma vive dias de aniversários especiais: o aniversário de Snoopy, de Beethoven, do Barão Vermelho, do avô de Charlie Brown… Cada aniversário traz situações cômicas e idéias originais sobre presentes, velhice e amizade. Snoopy nos ensina as lições do dia-a-dia com um delicioso sorriso que convence de crianças a adultos, de fãs de quadrinhos a professores universitários, como o italiano Umberto Eco, autor do best-seller O Nome da Rosa (e que escreveu ensaios sobre Peantus). Tudo isso faz com que Charlie Brown seja hoje um dos 200 maiores ícones da cultura pop, segundo a conceituada revista People. |