Marketing Pessoal em Tempos de Mudança
por Mario Persona



Marketing Pessoal em Tempos de Mudança

Antes de comprar o produto que você tem para vender, seu cliente irá comprar você. Sim, a sua maneira de agir, de se comunicar, sua aparência e reputação, tudo conta em um mercado cada vez mais exigente por qualidade e confiabilidade. É disso que vou falar em São Luís, Maranhão dia 20 de Dezembro numa palestra com café da manhã.


Recebi hoje o material criado pela Pregrinos Projetos Educacionais para o evento que a empresa está promovendo em São Luís, MA. Com o título “Um novo tempo nasce para você!”, o impresso anuncia a palestra com café da manhã, com o tema “Marketing Pessoal em Tempos de Mudança”.

Será um prazer poder falar de Marketing Pessoal, um tema que é muitas vezes confundido com auto-promoção. Mas a essência não é isso e vou mostrar onde está o segredo do marketing pessoal e também do uso das novas tecnologias para vender produtos e serviços em um mundo em constante mutação.

Quer um aperitivo do poder das novas tecnologias neste campo? Experimente fazer uma busca no www.google.com pela palavra “palestrante” e encontrará mais de 70 mil resultados. Veja se me encontra na primeira página do Google, entre os primeiro resultados. Ou tente “planejamento“, já que uma de minhas atividades é planejamento de comunicação e marketing. Resultados? Mais de 900 mil! Onde está Wally?

Se quiser continuar brincando de encontrar, tente “marketing pessoal“, “comunicação e marketing“, “mudanças“, “palestras“, “redação“, “tradução“, “planejamento de marketing“, “gestão do conhecimento“, “gestão participativa“, “administração do tempo“, “gestão de pessoas“, “marketing profissional“, “negociação e vendas“.

Como isso é feito eu vou explicar lá, mas é apenas um pedacinho do que tenho para contar. Tem muitas outras coisas, como imagem, postura, linguagem do corpo, gestão do conhecimento, marketing, comunicação, etc. Tudo isso é importante se você estiver em busca de “grandes negócios“.

O dia é 20 de dezembro, às 8 horas da manhã (lembre-se de que é uma palestra com café da manhã) no Hotel Abbeville e as inscrições podem ser feitas na Peregrinos Projetos Educacionais Ltda. pelos telefones (98) 245-5083, (98) 9976-9962 ou (98) 8807-1356.




Marketing Básico – Marcos Cobra
Este livro já se tornou um clássico e é usado em muitos cursos de administração ao lado dos livros de Philip Kotler. O mérito fica por conta de sua abordagem brasileira, dando exemplos de empresas do lado de baixo do Equador, ao contrário da maioria dos livros de marketing. A edição que tenho é de 1997, baseada na edição original de 1983, o que deixa uma lacuna importante sobre a influência das novas tecnologias como a Internet no marketing. Na última página ele ainda define novas mídias como videogame e fitas de videocassete. Tirando este ponto, que deve ser atualizado em alguma próxima edição, o livro atende o que o título mesmo sugere: o básico que qualquer um deveria conhecer de marketing. Ah, também não fala de marketing pessoal, mas encontrei no site da Editora Atlas uma relação interessante de títulos de marketing.