Última chamada
por Mario Persona



Última chamada

Bem, não é tão última assim. Estou falando das inscrições para meu debate que começa no dia 6/10 pela Internet. É claro que você ainda tem tempo de se inscrever, porque em um ambiente como é a Internet, não posso nem ameaçar que os atrasados terão que assistir de pé.


Recebi um e-mail de uma participante de uma de minhas palestras que está se inscrevendo para o debate. Ela escreve:

“Hoje existem poucas pessoas que nos levam à serio sem se importar se somos “grandes ou pequenos”, principalmente se são pessoas tão ocupadas e importantes como um dos melhores palestrantes que já conheci, e olha que já conheci muitos. Claro que vou participar do debate será um prazer para mim. Gostaria muitíssimo de ouvir outras palestras com o Sr. e quem sabe poder ter o prazer de partilhar de sua sabedoria, haja visto que se aprende tanto em tão pouco tempo. Sem mencionar a energia positiva e a alegria que nos transmite. Imagino que seja uma pessoa que esta sempre de bom astral e isto é contagiante.”

É claro que não sou tudo isso, mas quando recebo um e-mail assim minha responsabilidade aumenta. Devo entregar o que minha imagem promete, ou até mais, pois isso é um princípio importante do marketing: atender ou exceder as expectativas. Para aqueles que ainda não se inscreveram, é só clicar aqui para fazer a inscriação no site da promotora do evento, Aquifolium Educacional. É grátis.

Os inscritos já receberam algumas instruções por e-mail, que vou transcrever aqui (se preferir, leia o arquivo texto no site da Aquifolium):

Olá!

Sou Wilson Azevedo, diretor técnico-pedagógico da Aquifolium Educacional e coordenador do debate on-line sobre Gestão de Mudanças, com Mario Persona, que acontecerá na próxima semana, de 6 a 10 de outubro. Estamos a poucos dias do inicio deste evento virtual e gostaria de lhe passar algumas informações iniciais, nesta e em mensagens que pretendo lhe enviar até segunda.

A primeira delas é que este debate é um evento assíncrono via Internet. Isto pode ser algo novo para você e por isto permita-me explicar melhor do que se trata.

Imagine um evento presencial/síncrono (isto é, que acontece com hora marcada, num mesmo horário), digamos, um debate com um autor de livros sobre um determinado tema. Autor e coordenador numa mesa sobre o palco, o primeiro respondendo a questões formuladas pelo segundo e abrindo-se a oportunidade para uma platéia fazer perguntas e comentários sobre o que foi colocado. Um evento assim pode durar de 2 horas e meia a 3 horas.

Agora, imagine esta mesma dinâmica, porem com estas mesmas 2 a 3 horas distribuídas ao longo de, digamos, 5 dias úteis, numa media de meia hora por dia. Só que cada pessoa acompanha e participa do evento nos horários de sua melhor conveniência.

Percebeu agora o que é um evento virtual assíncrono? Nosso debate on-line será assim. Em lugar de termos 2 a 3 horas concentradas num único dia, teremos 2 a 3 horas distribuídas assincronamente ao longo de 5 dias úteis.

Mas se isto ainda não está muito claro para você, não se preocupe: logo nos primeiros dias você perceberá melhor esta dinâmica em funcionamento.

Nas próximas mensagens eu explicarei um pouco mais como isto tudo irá funcionar e como você poderá aproveitar melhor a oportunidade de participar deste evento.

Até breve!

[]s

Wilson


Oi!

Sou eu novamente. Tudo bem? Conforme prometi, nesta mensagem quero continuar a dar algumas orientações, para você acompanhar melhor nosso debate on-line sobre gestão de mudanças, com Mario Persona.

Como disse na mensagem anterior, nosso evento acontecerá na Internet, num ambiente virtual especialmente preparado para isto. Nesta mensagem vou descreve-lo para você. E numa próxima mensagem explicarei como ele funcionará.

Este ambiente é composto por quatro espaços. O principal espaço é o PALCO. Nele estaremos eu e Mario Persona. Ambos teremos acesso total a este espaço, podendo tanto receber quanto enviar mensagens diretamente para o palco.

O segundo espaço é a PLATÉIA. É o espaço no qual você estará, junto a outras pessoas que acompanharão o evento com você. No momento em que envio esta mensagem já são mais de trezentas pessoas. Mas não se preocupe: há espaço virtual suficiente para acolher a todos com conforto. Da platéia você terá acesso a todas as mensagens que circularão no palco. Ninguém poderá enviar mensagens diretamente da platéia para o palco – e creio que você compreende perfeitamente porque: assim como num evento presencial /síncrono, nem eu, nem você e nem ninguém deseja nenhum tumulto, não é mesmo?

O terceiro espaço são os BASTIDORES. Nele estará a equipe da Aquifolium, de suporte técnico e de produção do evento. As perguntas e comentários da platéia serão recebidos pela produção do evento, que lerá, analisará e encaminhará para o palco as perguntas ou comentários que forem julgados mais pertinentes ao tema. Estas perguntas e/ou comentários poderão ser combinados e agrupados de modo a facilitar seu encaminhamento e sua resposta.

Um quarto espaço estará aberto a todos: é o COFFEE-BREAK. Como sugere seu nome, ele é o equivalente virtual da pausa para o cafezinho, um espaço de socialização e de confraternização. O acesso a ele é livre para todos, mas a Aquifolium Educacional se reserva o direito de não permitir que ele seja usado para outro propósito que não a confraternização e a socialização.

Basicamente assim será nosso ambiente. Imagino que você tenha alguma curiosidade sobre como isto vai funcionar, como você acompanhará o que estará sendo dito no palco, como você fará chegar uma pergunta ou comentário para Mario Persona, como proceder para confraternizar-se com outros participantes no coffee-break etc. Peco que você tenha mais um pouco de paciência: numa próxima mensagem explicarei como funcionará este ambiente.

Até a próxima!

Wilson


Olá!

Na minha ultima mensagem descrevi o ambiente de nossa mesa-redonda virtual. Agora vou explicar um pouco como ela vai funcionar e como você poderá acompanhá-la.

são 3 as formas de acompanhamento do evento:

1. Exclusivamente via e-mail

Nesta opção, as mensagens do auditório virtual chegam em sua e-mailbox uma a uma, `a medida que são enviadas pelos componentes da mesa ou pela produção, numa MEDIA ESTIMADA de até 15 mensagens por dia útil. Esta é a opção padrão, e para escolhe-la não é preciso fazer nada.

2. Exclusivamente via web

Nesta opção você não recebe as mensagens uma a uma em sua e-mailbox, apenas um lembrete diário por e-mail recordando o endereço web no qual você poderá ler as contribuições, perguntas e respostas que forem enviadas. Para selecionar esta opção, envie mensagem em branco para e você deixará de receber as mensagens uma a uma `a medida que são enviadas. Esta opção é recomendada para aqueles que possuem dificuldades com o gerenciamento deste volume estimado de 15 mensagens diárias, principalmente usuários que acessam a Internet a partir de redes corporativas ao longo do seu expediente de trabalho.

3. Simultaneamente via e-mail e via web

Nesta opção as mensagens do auditório virtual chegam em sua e-mailbox tal como na primeira, mas você também pode lê-las na web. Esta opção é recomendada para aqueles que forneceram um endereço de e-mail de uso domestico, mas também possuem acesso `a web no seu local de trabalho. também não é necessário seguir nenhum procedimento para ativar esta opção. Ela está aberta a todos os inscritos, sem necessidade de qualquer providencia especial.

Resumindo, somente se você se encaixa na opção de numero “2” (exclusivamente via web) é que você precisa fazer uma única coisa: enviar uma mensagem em branco para o endereço . Para as demais opções você não precisa fazer nada. Basta acompanhar o evento ou exclusivamente via e-mail ou simultaneamente via e-mail e via web.

Acho que agora você pode entender melhor porque você precisa de uma MÉDIA ESTIMADA de meia hora por dia útil para acompanhar o evento: é o tempo necessário para ler uma MÉDIA ESTIMADA de 15 mensagens por dia útil. também acho que agora você pode entender o que acontece se alguém deixa de acessar e ler as mensagens do evento por 1 ou 2 dias úteis: estas mensagens se acumularão e o que antes exigia meia hora passa a exigir uma hora ou mais dependendo do tempo sem acesso. Por isto recomendo que você separe em sua agenda diária o tempo necessário para acompanhar o evento – cerca de meia hora por dia. você poderá aproveitar assim bem mais nosso debate on-line com Mario Persona.

Na próxima mensagem eu passarei para você o cronograma que seguiremos a partir desta segunda, dia 6/10/03.

Um grande abraço,

Wilson

PS 1: Todos os endereços (web e e-mail) estarão informados no rodapé das mensagens que circularão pelo ambiente do auditório virtual a partir de segunda-feira.


Alo!

Como está sua expectativa para o inicio da nosso debate on-line com Mario Persona sobre “Gestão de Mudanças” segunda, dia 6? A nossa por aqui está altíssima! 🙂

Como disse em uma mensagem anterior, nosso evento será’ assíncrono, distribuído
ao longo de 5 dias úteis. A programação do debate on-line obedecerá ao seguinte
cronograma:

Segunda, dia 6
—————
Abertura do evento e apresentação dos integrantes da mesa — eu e Mario Persona. Envio das primeiras questões para o debate. Também neste dia a produção receberá e encaminhará as primeiras perguntas enviadas pela platéia, que serão respondidas nos dias seguintes.

Terça, dia 7
————-
Continuação do debate com as primeiras respostas de Mario Persona e colocação de novas perguntas e/ou comentários.

Quarta, dia 8
————–
continuação do debate com mais respostas de Mario Persona e colocação de novas perguntas e/ou comentários.

Quinta, dia 9
————–
continuação do debate com respostas `as perguntas do dia anterior. As ultimas perguntas da platéia para Mario Persona serão recebidas até a tarde deste dia.

Sexta, dia 10
————-
Encerramento do evento com as com as ultimas respostas `as perguntas encaminhadas no dia anterior e palavras de despedida dos integrantes da mesa.

Ou seja, já’ no primeiro dia você receberá as primeiras mensagens do auditório e a partir daí poderá’ encaminhar suas perguntas e/ou comentários através de um endereço que estará’ informado no rodapé’ de cada uma das mensagens que você irá receber. Suas perguntas ou comentários serão lidos pela produção, e caso sejam
selecionados (sim, é possível que algumas perguntas não sejam encaminhadas, ou por já’ terem sido feitas, ou por fugirem ao tema, ou ainda caso o numero de perguntas seja muito elevado) serão encaminhados para a mesa entre 6 e 9 de outubro. Aguarde por resposta até 10 de outubro. As perguntas ou comentários residuais que não forem encaminhadas durante o evento, serão enviadas diretamente para Mario Persona que poderá’, a seu critério, responde-las em particular aos interessados apos
o encerramento do evento.

O Coffee-Break estará’ aberto desde o primeiro dia e através dele você poderá’ se comunicar com outros participantes do evento. Como este é um evento assíncrono, a hora do intervalo para o cafezinho quem estabelece é você! 🙂

Com esta mensagem encerro a serie de orientações para os participantes. Se ainda lhe tiver ficado alguma duvida, por favor não hesite em fazer contato.

Bom final-de-semana e até segunda!

Wilson





E a gorjeta, doutor?


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br




*Nome (obrigatório):


E-Mail (opcional):


Site (opcional):


Comentário