Não é o que parece. Continuo morando e trabalhando no mesmo lugar. Mas estou mudando. Sempre e de modo permanente. Mudança é o assunto de meu último livro e mudança foi o tema da entrevista que dei ao boletim “Carreira & Sucesso” enviado a 3.050.714 leitores.

Carreira & Sucesso: Qual é o objetivo do livro?

Percebi que todas pessoas vivem um momento de mudança contínua. Se antes o mercado de trabalho exigia um aperfeiçoamento contínuo do profissional, hoje ele exige também a aptidão a mudanças. Não basta você se aperfeiçoar se não estiver disposto e apto a mudar. As coisas ocorrem com tamanha rapidez que as próprias empresas precisam mudar para acompanhar os novos tempos. Um cliente meu, que antes fabricava máquinas de embalar cigarros, hoje fabrica também máquinas de fabricar fraldas descartáveis. Mudança radical, não é mesmo? Às vezes, o profissional precisa passar por mudanças assim se quiser sobreviver e estar revestido de uma qualidade que é muito importante hoje em dia: empregabilidade.”

Carreira & Sucesso: O que é marketing de simbiose, expressão que você cita no livro?

O dicionário define simbiose como “associação permanente de dois ou mais seres vivos, indispensável pelo menos a um deles e útil ou indiferente ao outro”. Em negócios, estamos muito acostumados com palavras e expressões como competição, concorrência, guerra, ganho e primeiro lugar. É claro que tudo isso existe e é muito bom, mas é importante lembrar que simbiose é o contrário de competição. Você tem, por exemplo, o passarinho que vive na boca do crocodilo, comendo os restos de comida presos em seus dentes. A reação lógica, neste caso, seria o crocodilo engolir o passarinho, que é feito de carne. Um marketing ganancioso ensinaria assim. Mas o crocodilo não faz isso, pois precisa de alguém que limpe seus dentes. Então, ambos convivem bem e se ajudam