O 12º Salão de Novos Negócios, realizado pela Lemos Britto Multimídia, está sendo considerado um recorde em concentração de tecnologia por metro quadrado de construção. Lá 3 construções inovadoras estão sendo montadas e desmontadas também em tempo recorde. Em 200 horas 600 toneladas de estrutura pré-moldada se transformarão no Prédio Inteligente, uma vitrine de sistemas de informatização e automação comercial, predial, bancária e residencial. E não pára aí.

Prédio Inteligente

Há também a Casa Inteligente Inclusiva, com 300 m2 mostrando como usar tecnologia para integrar pessoas com necessidades especiais ao mercado de trabalho.

Casa Inteligente Inclusiva

O projeto técnico é do arquiteto Rogério Romeiro, o projeto arquitetônico de Tibiriçá Arquitetos e o Curador, o Eng. Ricardo Hodish. Como tenho um filho de 21 anos com paralisia cerebral e deficiente visual, tenho especial interesse neste projeto. Mas eu participo mesmo é da terceira casa.
Trata-se da Casa Contêiner, projeto do arquiteto Carlos Bratke, com 26 ambientes distribuídos em 400 m2 de área.


Casa Contêiner – Home-Office

O objetivo desta é dar suporte ao trabalho em casa com o uso das novas tecnologias. Teletrabalho, home-office, SoHo (Small-Office / Home-Office), telecommuting – não importa o nome, trata-se de uma opção viável e racional adotada por milhões de pessoas em todo o mundo. Onde é que eu entro nisso tudo? Eu entro nessa casa.
Isso mesmo. Durante 5 dias vou morar na Casa Contêiner, no Pavilhão Vermelho do 12º Salão de Novos Negócios, em uma das suítes construídas para abrigar um grupo de profissionais que inclui escritor (eu), arquiteta, jornalista, designer, especialista em moda, empresário, publicitário e um padre. Há ainda suítes para 8 jornalistas brasileiros e estrangeiros acompanharem a experiência de Home-Office bem de perto.
Dentro da casa, cada profissional exercerá sua atividade usando a Internet e outras tecnologias, em áreas de trabalho cobertas por câmeras que transmitirão para a Web e telões espalhados pela feira. Eu estarei transmitindo o dia-a-dia de meu trabalho lá bem aqui, neste blog, e você poderá interagir comigo. Não receberemos qualquer pagamento por isso. É claro que há a exposição da marca de cada profissional como subproduto.
Simultaneamente, estará acontecendo o SICOD – Seminário de Convergência Digital com palestras de abertura pelo Ministro das Comunicações, e pelo Ministro da Ciência e Tecnologia. Isso tudo envolvendo o Brasiltec, Ministério da Ciência e Tecnologia, FINEP e o 2º Salão e Fórum de Inovação Tecnológica e Tecnologias Aplicadas nas Cadeias Produtivas.
Agora leia minha crônica sobre o assunto: “Hello, Houston… ready for going home!”